Todos os anos, na segunda quinta-feira de janeiro, uma multidão de baianos e turistas caminham cerca de 8 km entre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Basílica do Senhor do Bonfim. O fato é que a Lavagem do Bonfim em Salvador, capital da Bahia, reúne milhares de fiéis há mais de 200 anos.
O evento é marcado pelas tradições, manifestações católicas e de religião de matriz africana e se reafirmam no cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim, na capital baiana. A festa ainda é marcada por fiéis que pagam promessas e celebram o sincretismo religioso. Em ano de eleição, a festa é fortemente marcada com a presença de lideranças e se torna uma vitrine para políticos.
Segundo o jornal Correio, ao som do Hino do Bonfim, a imagem do Cristo crucificado foi apresentada aos fiéis às 7h20, nesta quinta-feira (11), na Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Rodeado de flores brancas e amarelas e com a bandeira do Brasil ao fundo, o Senhor do Bonfim foi, carregado pela multidão, até o andor, que neste ano tem o formato da Igreja do Bonfim.
A Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim divulgou a programação da tradicional lavagem. Os festejos começaram na noite da quinta-feira (4) e se encerram no domingo (14).
Toda programação fará menção ao jubileu de 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim mediante o lema “Ao teu lado sempre unidos, somos teu povo Senhor.”