Um movimento católico que já reúne mais de um milhão de homens em todo país, a partir de agora terá uma data para se sua comemoração. O Projeto de Lei, do deputado federal Eros Biodini (PROS-MG) institui 8 de setembro como o Dia Nacional do Terço dos Homens. Movimento católico mariano brasileiro que consiste na reza de um grupo de mistérios do rosário.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
A Lei 14.558/23 teve sua publicação no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (26).
O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES), relator do projeto na Câmara dos Deputados, destacou a importância do movimento. “Para nós, cristãos, a oração é a melhor forma de estabelecer uma união verdadeira com Deus”, comentou.
Segundo o deputado, o movimento Terço dos Homens busca incentivar a prática da oração em grupos de homens. No Brasil, foi instituído por Frei Peregrino em 8 de setembro de 1936, no povoado de Vila da Providência, afirma Wellington. A vila se transformou na cidade de Itabi, no estado de Sergipe.
Já o relator no Senado, Wellington Fagundes (PL-MT), destaca em seu relatório que essa prática católica no Brasil teve início na primeira metade do século XX.
Dom Gil Antônio Moreira, Bispo Referencial da CNBB para o Terço dos Homens no Brasil, disse que “depois de um percurso de vários anos, chegamos à vitória. É o reconhecimento da importância desse movimento hoje presente em todo o território nacional, praticamente em quase todas as paróquias”:
É um reconhecimento da liberdade religiosa num país que é laico, – continua dom Gil – mas não laicista e nem antirreligioso.
A Igreja Católica, destaca que 8 de setembro é o dia em que Igreja comemora o nascimento de Maria. Geraldo Alckmin, presidente em exercício, foi quem sancionou a Lei.