Foto: Reprodução TV Globo
O fenômeno denominado de “Lua cheia do veado” poderá ser visto em todo Brasil, nesta quinta-feira (11), caso as condições climáticas estejam favoráveis. O fenômeno tem esse nome por marcar o período em que os veados machos do Hemisfério Norte, começam a desenvolver seus novos chifres.
A referência é oriunda de tradições indígenas da América do Norte. O apogeu do fenômeno vai ocorrer próximo das 17h30 (horário de Brasília). No entanto, o melhor momento para ver a Lua acontecerá logo no começo da noite, após o pôr do sol, com o surgimento da Lua no horizonte com tom alaranjado característico.
Quem deseja observar o fenômeno é necessário acessar um local com boa visibilidade do céu e pouca poluição luminosa. Pode-se observar o fenômeno sem uso telescópio.
Binóculos simples podem contribuir para que os espectadores enxerguem detalhes como as manchas escuras da superfície do satélite natural.
De acordo como o Bahia Notícias, esse tipo de Lua cheia é chamada também de “Lua do trovão”. Segundo o site, em alusão às tempestades comuns em julho no Hemisfério Norte.
Já de acordo com o portal Metrópoles, o nome gera polêmicas na astronomia profissional. O presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Helio Jaques Rocha Pinto, explica que a Lua do Veado não possui nenhum diferencial, sendo mais uma Lua cheia “comum”.
Por outro lado, o presidente do Clube de Astronomia de Brasília, Adriano Leonês, também reforça que a Lua cheia de julho em si não tem nada diferente. Leonês lembra que a Lua do Veado não tem nenhuma ligação com Brasil.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, o advogado Hélio…
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de quinta-feira…
A morte após parto em Corrente, no Sul do Piauí, está sendo investigada pela Polícia…
Uma ultrapassagem proibida quase resultou em tragédia na BR-414, em Goiás, no final de abril.…
O Outlook fora do ar nesta quinta-feira (10) afeta milhares de usuários em diversas partes…
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta pública ao…
This website uses cookies.