Foto: Reprodução TV Globo
O fenômeno denominado de “Lua cheia do veado” poderá ser visto em todo Brasil, nesta quinta-feira (11), caso as condições climáticas estejam favoráveis. O fenômeno tem esse nome por marcar o período em que os veados machos do Hemisfério Norte, começam a desenvolver seus novos chifres.
A referência é oriunda de tradições indígenas da América do Norte. O apogeu do fenômeno vai ocorrer próximo das 17h30 (horário de Brasília). No entanto, o melhor momento para ver a Lua acontecerá logo no começo da noite, após o pôr do sol, com o surgimento da Lua no horizonte com tom alaranjado característico.
Quem deseja observar o fenômeno é necessário acessar um local com boa visibilidade do céu e pouca poluição luminosa. Pode-se observar o fenômeno sem uso telescópio.
Binóculos simples podem contribuir para que os espectadores enxerguem detalhes como as manchas escuras da superfície do satélite natural.
De acordo como o Bahia Notícias, esse tipo de Lua cheia é chamada também de “Lua do trovão”. Segundo o site, em alusão às tempestades comuns em julho no Hemisfério Norte.
Já de acordo com o portal Metrópoles, o nome gera polêmicas na astronomia profissional. O presidente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Helio Jaques Rocha Pinto, explica que a Lua do Veado não possui nenhum diferencial, sendo mais uma Lua cheia “comum”.
Por outro lado, o presidente do Clube de Astronomia de Brasília, Adriano Leonês, também reforça que a Lua cheia de julho em si não tem nada diferente. Leonês lembra que a Lua do Veado não tem nenhuma ligação com Brasil.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
This website uses cookies.