Bahia

Luís Eduardo Magalhães é o único município baiano com crescimento populacional em 2018

O município de Luís Eduardo Magalhães é o único da Bahia que apresentou crescimento populacional entre os anos de 2017 e 2018. Segundo a Estimativa de População 2018, divulgada pelo IBGE nesta quarta-feira (28), a cidade apresentou 1.196 moradores a mais do que no ano passado, representando um crescimento de 1%. Apesar do número parecer pequeno, diferente das outras 416 cidades da Bahia, Luís Eduardo Magalhães foi a única que apresentou saldo populacional positivo em 2018.

O mesmo município foi o melhor qualificado da Bahia pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado em junho deste ano, que avaliava as condições de emprego e renda, saúde e educação dos municípios, com nota 0,7783 (os índices variavam de zero a um).

Conforme a estimativa do IBGE, a cidade que teve o maior decréscimo populacional este ano foi Maetinga, que perdeu 879 habitantes de um ano para outro. O número corresponde a 20% da quantidade estimada de pessoas que moravam na cidade em 2017. Em segundo lugar temos o município de Ribeirão do Largo, com uma perda de 15%, em seguida Potiraguá, que teve a sua população diminuída em 11%, e Guajeru, Iramaia e Caatiba, que tiveram um decréscimo de 10%. Por causa do decréscimo na população, alguns municípios da Bahia haverá perdas no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e alguns programas federais.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Vítimas de acidente na BR-135 na Bahia, eram de Curimatá, no Piauí

As quatro vítimas do grave acidente na BR-135, em Riachão das Neves, Oeste da Bahia,…

% dias atrás

4 causas das folhas amareladas na bela-emília e como resolver cada uma

Aprenda a identificar 4 causas das folhas amareladas na bela-emília e saiba como recuperar a…

% dias atrás

Homicídio em Barreiras: homem morre após ser atingido com facão

A polícia registrou em Barreiras, a maior cidade na região Oeste da Bahia, mais um…

% dias atrás

Vaticano divulga as primeiras imagens do corpo do Papa Francisco

O Papa Francisco teve suas primeiras imagens no caixão divulgadas pelo Vaticano na manhã desta…

% dias atrás

Bahia vence o Ceará com pênalti polêmico e deixa o Z4

O Bahia venceu o Ceará por 1 a 0 na noite desta segunda-feira (21), em…

% dias atrás

3 curiosidades sobre o cacto coroa de frade que explicam sua fama no sertão

Descubra 3 curiosidades sobre o cacto coroa de frade e entenda por que ele é…

% dias atrás

This website uses cookies.