Morreu na madrugada desta segunda-feira (12), Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza, uma das maiores lojas varejistas do país. A empresária tinha 97 anos e morreu de causas naturais. Ela era tia da atual presidente do Conselho de Administração, Luiza Helena Trajano.
Ela era conhecida como Tia Luiza e fundou com o marido em 1957 a loja que mais tarde se tornaria a primeira unidade da Magazine Luiza. A loja estava localizada no centro de Franca, em São Paulo
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Sem filhos, no início da década de 1990 ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir a sucessão dos negócios. Luiza Helena foi a responsável por expandir o grupo por todo o país.
O grupo varejista lamentou a morte por meio de nota. “Informamos, com enorme tristeza, o falecimento hoje, 12 de fevereiro de 2024, na cidade de Franca, da fundadora do Magazine Luiza, Luiza Trajano Donato, aos 97 anos”, diz a nota, assinada por Família Magazine Luiza.
O velório e o sepultamento no Cemitério da Saudade aconteceu nesta segunda-feira em Franca, interior de São Paulo.
Luiza Trajano Donato
Nascida em 20 de setembro de 1926, ela e o marido, Pelegrino José Donato, compraram a loja Cristaleira, no centro de Franca, que se tornaria a marca Magazine Luiza, uma das maiores varejistas do País.
Em 2008, Tia Luiza – como era chamada pela família – já tinha 50 lojas abertas na cidade de São Paulo. Segundo a sobrinha, ela deu as boas-vindas aos funcionários dessas lojas pedindo “para sempre atender o freguês da melhor maneira possível, sem olhar se ele é branco, preto, pobre, rico, bonito ou feio”
A famosa personagem Lu, do Magalu, influenciadora digital virtual da marca, foi criada em homenagem à Dona Luiza. Segundo nota da empresa, a ideia inicial era chamá-la de Tia Luiza para homenagear a empresária “tamanha era a admiração e o carinho que os colaboradores tinham por ela”