Bahia

Lula assina decreto de desapropriação para quilombolas na Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou na sexta-feira (29), 15 decretos de declaração de interesse social para fins de desapropriação de áreas pertencentes a comunidades quilombolas. A medida contempla territórios em oito estados brasileiros, incluindo a Bahia, beneficiada com cinco áreas quilombolas reconhecidas. Destaca-se, a comunidade quilombola de Pitanga de Palmares, em Simões Filho, e o de Vicentes, em Xique-Xique.

Quilombo Pitanga de Palmares

Localizado em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, a comunidade de Pitanga de Palmares foi palco de um dos episódios mais trágicos da luta quilombola recente: o assassinato de Mãe Bernadete Pacífico, em agosto de 2023. A líder quilombola, de 72 anos, era coordenadora nacional da Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e liderava o território.

Mãe Bernadete morreu assassinada dentro de sua residência, na área do terreiro de candomblé que comandava. O território abrange áreas em Simões Filho e Candeias, beneficiando 536 famílias que enfrentam ameaças e tentativas de invasão há anos.

Quilombola de Vicentes

O decreto presidencial também contemplou o povo quilombola de Vicentes, em Xique-Xique. Localizado no semiárido baiano, o território abriga 29 famílias que mantêm vivas as tradições e a história de resistência de seus antepassados. O reconhecimento é uma vitória para a comunidade, que há anos luta pelo direito à terra e por políticas públicas que garantam sua permanência e desenvolvimento sustentável.

As 29 famílias inseridas nesta comunidade vivem da agricultura, pesca, coleta de mel, caça e criação de bovinos, suínos, ovinos e caprinos.

A formação do grupo remonta à chegada de Vicente Pereira Baldoíno no local que, posteriormente, seria chamado de Vicentes. De acordo com o Incra, isso ocorreu no fim do século XIX, em algum momento entre a proximidade do fim da escravidão e o período inicial pós-abolição.

Vicente Baldoíno se casou com Joventina Pereira, nascida numa comunidade ribeirinha próxima. A partir da união dos dois, originou a atual comunidade de Vicentes. Os membros vivos conservam algum grau de parentesco com o casal.

Além de Pitanga de Palmares e Vicentes, outras áreas quilombolas na Bahia foram beneficiados, como o Lúna, em Lençóis e Jetimana e Boa Vista, em Camamu.

Lúna, inclusive, serviu de inspiração para o premiado livro “Torto Arado”, do escritor baiano Itamar Vieira Júnior.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Movimentação policial e presença do IML em Barreiras levantam suspeitas sobre desaparecimento de jovem

Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…

% dias atrás

YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)

YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)

% dias atrás

Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta

Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…

% dias atrás

Polícia invade casa é recebida com tiros no Piauí

Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…

% dias atrás

Homem sofre intoxicação após beber suposta água mineral

Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP

% dias atrás

Deputado Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia

Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia

% dias atrás

This website uses cookies.