O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico em Brasília no sábado (19), resultando em um ferimento na cabeça. Em consequência, a viagem que Lula faria à Rússia, marcada para a tarde deste domingo (20), foi cancelada. O presidente participaria da 16ª Cúpula do Brics, em Kazan, mas agora acompanhará o evento por videoconferência, conforme comunicado oficial do Planalto. As informações são do G1.
De acordo com o boletim médico divulgado hoje, após o acidente, o presidente Lula passou por atendimento no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, com um “ferimento corto-contuso na região occipital”, que indica um corte na parte posterior da cabeça. O cardiologista Roberto Kalil Filho avaliou que o caso não apresenta gravidade, mas, por precaução, recomendou que o presidente evitasse viagens longas nos próximos dias.
LEIA TAMBÉM:
Fontes da TV Globo informaram que Lula precisou levar pontos no local do ferimento, mas liberado após o atendimento e retornou ao Palácio da Alvorada em seguida. Na manhã deste domingo, ele voltou ao hospital para realizar exames adicionais e, sendo liberado mais uma vez.
Apesar do imprevisto, o estado de saúde de Lula é estável e o presidente segue com suas atividades por meio de videoconferência.
Boletim médico
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital”, diz o boletim assinado pelos diretores do hospital Rafael Gadia e Luiza Dib.
“Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio”,
segue o boletim do Sírio-Libanês.
Cúpula dos Brics
Em nota oficial, a Presidência da República informou: “O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração.” A nota também confirmou que Lula manterá sua agenda de trabalho normalmente em Brasília, no Palácio do Planalto, ao longo da semana.
A viagem estava prevista para a tarde deste domingo (20), com embarque na Base Aérea de Brasília. O evento na Rússia começará na próxima terça-feira (22), e havia a expectativa de reuniões bilaterais com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.
O governo ainda não divulgou se manteve a viagem dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).