Bahia

Mais de 100 cidades da Bahia tem alerta laranja de chuvas intensas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja para chuvas intensas em 103 cidades da Bahia, com início às 10h de quinta-feira, (14), e previsão de tempo fechado, a princípio, às 10h de sexta-feira. O nível de alerta, classificado como “perigo”, indica a possibilidade de chuvas intensas, variando de 30 a 60 mm por hora ou até 100 mm em um único dia.

Além disso, há previsão de ventos fortes, com velocidade entre 60 e 100 km/h, o que eleva o risco de acidentes e alagamentos nas regiões. Veja lista de cidades da Bahia com alerta laranja aqui

As condições, segundo o Inmet, provocam diversos problemas, como alagamentos, quedas de galhos de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e descargas elétricas.

O instituto também alerta que as condições pedem atenção redobrada da população em áreas sob risco, especialmente em locais vulneráveis ​​a enchentes e quedas de estruturas.

Para minimizar riscos, o INMET orienta a população a adotar medidas de segurança. Em caso de rajadas de vento, é fundamental evitar abrigar sob árvores, pois há perigo de queda e descargas elétricas. Também é aconselhável não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda, que podem se desprender.

Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível, é outra medida prudente para evitar sobrecargas e danos.

Para informações e assistência em situações de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) estão disponíveis.

Leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Avião com pelos menos 16 pessoas cai nos Estados Unidos

avião com pelo menos 16 pessoas a bordo caiu, neste domingo (8/6), na cidade de…

% dias atrás

Ex-candidato a vereador é morto em Luís Eduardo Magalhães

Um homem foi morto a tiros em Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, no…

% dias atrás

Oficial de Justiça aposentado é encontrado morto na zona rural de Santa Rita de Cássia

Um oficial de justiça aposentado, identificado como João Alves Nunes, de 66 anos, foi encontrado…

% dias atrás

Ambulâncias fazem fila no Hospital do Oeste em espera por vagas para pacientes

Fila de ambulâncias em frente ao Hospital do Oeste (HO), em Barreiras, nos últimos dias,…

% dias atrás

Polícia prende suspeita de matar companheiro no Oeste da Bahia

A Polícia Civil da Bahia prendeu, na quinta-feira (5), uma mulher suspeita de matar o…

% dias atrás

Polícia desarticula grupo suspeito de roubo de grãos no Oeste da Bahia

Operação Ipiranga da Polícia Civil de Luís Eduardo Magalhães, desarticula grupo criminoso suspeito de roubo…

% dias atrás

This website uses cookies.