E deu Manchester City. De novo. Pela quarta vez seguida, o clube se consagra campeão, um feito inédito nos mais de 100 anos de história da primeira divisão inglesa. Pep Guardiola conquista a Premier League pela sexta vez, somando a 10ª taça da liga para o clube, que agora ocupa isoladamente a quarta posição no ranking geral.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Consequentemente, o City encosta no rival Manchester United na era Premier League, que começou em 1992/93. Os Diabos Vermelhos são os maiores vencedores da Inglaterra, com 20 títulos, sendo 13 conquistados sob o comando de Alex Ferguson entre 1993 e 2013. Enquanto isso, os Cityzens têm 10 conquistas, oito delas nos últimos 13 anos.
Embora o Manchester City ainda esteja longe de alcançar Manchester United e Liverpool no ranking geral de campeões ingleses, na era Premier League, Pep Guardiola transformou o clube em protagonista. Em outras palavras, o City é o principal rival do United atualmente. Desde 1992/93, a primeira divisão inglesa adota seu formato atual. Alex Ferguson encerrou sua lendária trajetória no United em 2013. Naquele momento, a equipe conquistou 13 taças da Premier League, enquanto o City não tinha nenhuma. Depois de 11 anos e oito temporadas de Guardiola no comando, a disputa agora é de 13 a 8.
O jogo
O primeiro tempo foi dominado pelo Manchester City, que jogou em seus domínios, no Etihad Stadium. Logo no primeiro minuto de jogo, o meio-campista Phil Foden abriu o marcador e ampliou aos 18 minutos. Entretanto, mesmo com a maior posse de bola e mais chances criadas, os Citizens viram o West Ham balançar as redes com o meia Kudus e voltar à partida.
Na etapa final, o time de Pep Guardiola seguiu criando oportunidades e não demorou para que o terceiro gol fosse marcado. Em jogada pela direita, envolvendo De Bruyne e Bernardo Silva, Rodri fez a finalização certeira. O time administrou o tempo até os minutos finais, garantindo a vitória do City.