Matéria publica hoje (11) no site no UOL, produzida pela AFP, agência internacional de notícias, mostra a realidade do povo geraizeiro em Formosa do Rio Preto e expansão do agronegócio sobre o cerrado, o segundo maior bioma brasileiro. Berço de oito, das doze bacias hidrográficas do Brasil, o cerrado tem ao longo dos anos perdido sua vegetação natural.
Para além da expansão, a matéria fala sobre a investida da fazenda Estrondo sobre antigos moradores da região, conhecido como geraizeira, comunidade tradicional, reconhecida pelo governo da Bahia como Fundo e Fecho de Pasto.
“Aqui era um lugar sossegado, mas desde que os seguranças da fazenda começaram a entrar nas nossas comunidades e controlar nossos movimentos, não conseguimos mais dormir”
Sabino Batista Gomes, morador da Cacimbinha
Instaladas no Nordeste do Brasil, a duas horas de uma estrada de terra arenosa de Formosa do Rio Preto, no extremo oeste do estado da Bahia, as 121 famílias de descendentes de indígenas, de ex-escravos e pequenos agricultores que chegaram ao Cerrado no final do século XIX denunciam a apropriação de seu território por uma grande fazenda para exploração agrícola.
Veja a matéria neste link
Matéria do site da Agência AFP
Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…
As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…
Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…
Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…
O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…
Júnior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, acabou no centro de uma disputa política que…
This website uses cookies.