Matheus do BBB 24 se envolve em polêmica de cotas raciais

Uma bomba estourou na web na quinta-feira (13/6), causando um alvoroço entre internautas do país. Matteus Amaral, vice-campeão do BBB 24, teria entrado na universidade através do sistema de cotas raciais. Ele teria se declarado preto para cursar engenharia agrícola no Instituto Federal Farroupilha (IFF), em 2014.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

De acordo com o Metrópoles, o colunista Alessandro Lo-Bianco, do IG Gente, divulgou um documento do Ministério da Educação que inclui o nome completo de Matteus, o curso, a modalidade e o turno em que ele se matriculou. No entanto, Matteus ainda não se pronunciou sobre o caso. Portanto, não se sabe se ele realmente fez a declaração ou se houve um erro de digitação por parte do órgão público, uma vez que é necessário provar a raça através de fotos e documentos.

Matheus do BBB 24 se envolve em polêmica de cotas raciais – Foto: Divulgação

Durante o reality da TV Globo, Matteus revelou que trancou os estudos no quinto semestre para cuidar da avó, Neuza França, de 91 anos. Sua tia, que tem deficiência auditiva, fraturou o fêmur em uma queda e precisou passar por uma cirurgia de risco. Como a maioria das faculdades federais têm horário integral, o gaúcho preferiu postergar a formação e dar apoio em casa.

“Minha vó é tudo para mim, me criou, me deu a base de tudo. Sempre foi uma pessoa que nunca foi turrona, de me obrigar a fazer as coisas. Me ensinou o que era certo e disse para eu valorizar as coisas simples da vida”, disse Matteus ao entrar no Big Brother Brasil.

Reação dos Internautas

Na internet, a fofoca repercutiu rapidamente. Internautas criticaram Matteus por supostamente ter se beneficiado das cotas raciais. Por exemplo, um usuário comentou: “Olha aí, o menino de vó! O santinho que nunca erra”. Outro afirmou: “Que vergonha, seu Alegrete”. Mais um usuário debochou: “A casa caiu, preto de Taubaté! Daqui a pouco ele vira índio das terras de Manaus”. E ainda houve quem comentasse: “Esse nunca me enganou dentro do BBB. O bom moço de nada tem”.

Por outro lado, alguns defenderam Matteus Amaral, sugerindo que pode ter ocorrido algum engano no cadastro. “Gente, pode ter sido erro de digitação da faculdade. Quem nunca errou digitando alguma coisa?!”, ponderou um internauta. Outro disse: “Podem ter se enganado na matrícula dele. Pode ter sido um erro”.

Conclusão

A situação de Matteus Amaral ainda não está clara, e a expectativa é que ele se pronuncie em breve para esclarecer o caso. Enquanto isso, a polêmica continua gerando debates acalorados nas redes sociais. Portanto, fique atento para mais atualizações sobre esse caso que promete ainda muitas reviravoltas.

brasil
Comentários (0)
Adicionar Comentário