Três médicos ortopedistas foram mortos no início da madrugada desta quinta-feira (5) em um quiosque na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Entre as vítimas estão um ortopedista da Bahia e outro irmão da deputada Federal Sâmia Bomfim, do Psol. A terceira vítima é Marcos de Andrade Corsado, diretor do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universade de São Paulo (USP).
O também médico, Daniel Sonnewend Proença, de 32 anos, segue internado em estado grave, segundo o UOL, em uma unidade de saúde.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
De acordo com o G1, a Polícia Civil do Rio acredita em execução, tendo em vista que nenhum objeto teria sido levado pelos criminosos que chegaram atirando. Testemunhas contaram que os bandidos nada falaram e fizeram pelo menos 20 disparos.
O médico baiano, Perseu Ribeiro Almeida, de 33 anos, era natural de Ipiaú, no Sul da Bahia. Ele havia completado 33 anos na terça. Formado em medicina pelo Instituto Mantenedor de Ensino Superior da Bahia (2017), era ortopedista e traumatologista especializado em cirurgia do pé e tornozelo pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. No momento do crime, Perseu usava uma camisa do Esporte Clube Bahia.
Segundo o site Giro Ipiaú, os familiares que residem na cidade estão fortemente abalados com a tragédia. No entanto, ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Outra vítima Diego Ralf Bomfim é irmão da deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP), de 35 anos. Era especialista em reconstrução óssea pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Socorrido ainda com vida para o Hospital Lourenço Jorge, acabou por não resistir aos ferimentos.
O ataque
Os médicos ortopedistas estavam no Rio de Janeiro para participar do 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimimamente Invasiva do Pé e Tornozelo. Todos estavam hospedados no Hotel Windson, na Avenida Lúcio Costa, que sedia o congresso.
De acordo com o G1, no início da madrugada, os quatro estavam em um quiosque em frente ao hotel. À 0h59, um carro branco parou, e três homens de preto e armados com pistolas desceram do veículo e abriram fogo à queima-roupa.
Foram pelo menos 20 disparos. Um dos bandidos ainda voltou para atirar mais em um dos médicos que tentava se refugiar atrás do quiosque.
Médicos são mortos em quiosque no Rio de Janeiro
— Portal do Cerrado (@portaldocerrado) October 5, 2023
Entre os mortos estão um médico baiano e outro irmão da deputada federal Sâmia Bomfim.https://t.co/kNdlS3A2fz pic.twitter.com/lhApaCWTes
Em nota, o IOT HCFMUSP (Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) lamentou o crime.
Recebemos com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex-residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos.
IOT- HCFMUSP, em nota.