Meteoro azul ilumina a noite em Portugal e Espanha, registrado por câmeras de motoristas - Foto: Reprodução via g1
Um meteoro cruzou os céus de Portugal e Espanha neste sábado (18), proporcionando um espetáculo luminoso que rapidamente se tornou viral nas redes sociais. Usuários compartilharam vídeos e fotos do momento em que um clarão azul atravessou o céu.
O Observatório de Calar Alto, em Andaluzia, Espanha, foi um dos centros que registraram o fenômeno. Em comunicado, o observatório descreveu o objeto como uma “enorme bola de fogo” que surgiu por volta das 00h46.
O professor José María Madiedo, principal pesquisador do SMART Project, do Instituto de Astrofísica de Andaluzia, confirmou o fenômeno. Segundo Madiedo, o bólido, nome dado aos meteoros brilhantes, era uma rocha desprendida de um cometa que entrou na atmosfera a 161 mil quilômetros por hora. O evento luminoso iniciou a 122 km de altitude e terminou a 54 km.
Devido à sua intensa luminosidade, maior que a da Lua cheia, o meteoro pôde ser visto a mais de 800 km de distância. A rocha se fragmentou e se desintegrou completamente na atmosfera. Até domingo (19), não havia registros de fragmentos caindo na Terra.
Movimentação policial e presença do IML em Barreiras, na Bahia, levantam suspeitas sobre desaparecimento de…
YouTube fora do ar? Usuários relatam falha global nesta quarta (15)
Bahia x Vitória: tudo o que está em jogo no Ba-Vi desta quinta-feira (16) pela…
Uma troca de tiros durante uma operação da Polícia Civil em Água Branca, no Piauí,…
Polícia investiga possível contaminação em água após homem passar mal no interior de SP
Deputado Estadual Binho Galinha é suspenso do PRD após prisão na Bahia
This website uses cookies.