Bahia

Milícia armada é alvo da Operação Terra Justa no oeste da Bahia

Milícia armada no oeste da Bahia foi alvo de uma megaoperação na manhã desta sexta-feira (25), em uma ação conjunta do Ministério Público estadual, Polícia Civil e forças especiais da PM. A “Operação Terra Justa” cumpriu mandados de prisão e busca contra um grupo que, há mais de uma década, impõe medo e violência em comunidades tradicionais da região.

A ofensiva foi deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) com apoio da Cipe Cerrado, da Corregedoria da PM e da Vara Criminal de Correntina. Foram dois mandados de prisão e quatro de busca e apreensão nos municípios de Correntina e Jaborandi.

Grupo usava empresa de fachada e intimidava comunidades tradicionais

De acordo com o Ministério Público da Bahia, os criminosos operavam sob a fachada de uma empresa de segurança privada, mas sem registro legal junto à Polícia Federal. A princípio, aponta o MP-BA, atuavam de forma totalmente irregular para proteger interesses de grandes fazendeiros da região.

”Operação Terra Justa” prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários no oeste da Bahia – Foto: MP-BA

O mais preocupante é que essa milícia armada se envolvia diretamente em conflitos fundiários, usando de ameaças, agressões físicas, grilagem de terras e expulsão de posseiros. As ações intimidavam famílias de fundo e fecho de pasto, povos tradicionais que vivem há gerações em áreas rurais da região.

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos armas, munições e aparelhos eletrônicos que, agora, fazem parte das provas que embasam as denúncias já apresentadas à Justiça.

Justiça acolheu denúncias do MPBA por crime de milícia privada

Os mandados foram autorizados pela Vara Criminal de Correntina, após investigação que comprovou a atuação do grupo armado em diversas áreas rurais. Segundo o Gaeco, os suspeitos foram formalmente denunciados por crime de milícia privada, cuja prática é tipificada pela organização e uso da força para dominar territórios em nome de interesses particulares.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

PF abre concurso com 192 vagas e salário de R$ 11 mil

A Polícia Federal (PF) divulgou nesta sexta-feira (25) o edital do concurso público 2025, com…

% dias atrás

Homem e sobrinho de 2 anos são mortos a tiros em Cocos, na Bahia

Um homem de 27 anos e o sobrinho dele de apenas 2 anos foram mortos…

% dias atrás

ACM Neto retoma viagens pelo interior da Bahia com foco em 2026

ACM Neto deu início nesta quinta-feira (24) a uma nova rodada de visitas pelo interior…

% dias atrás

Hugo e Guilherme vão agitar a Vaquejada de Formosa do Rio Preto

Já pensou ver Hugo e Guilherme ao vivo em Formosa do Rio Preto? Agora é…

% dias atrás

5 dicas para Hortênsias sempre vibrantes em ambientes sem luz direta

Descubra como manter hortênsias vibrantes mesmo em ambientes com pouca luz. 5 dicas práticas para…

% dias atrás

Angelo Coronel critica PT e cogita romper aliança na Bahia

Durante entrevista a uma rádio de Jequié, o senador Angelo Coronel (PSD) não poupou críticas…

% dias atrás

This website uses cookies.