do Portal do Cerrado com informações do Correio*
Após cortar verbas destinadas à Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Ministério da Educação (MEC) bloqueou cerca de R$ 11,8 milhões da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), cerca de de 33,2% do orçamento.
O bloqueio atingiu recursos orçamentários para custeio e investimento. As ações mais afetadas foram a capacitação de servidores; fomento às atividades de graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão; e recursos de investimento utilizados para aquisição de livros, equipamentos e realização de obras.
Por meio de nota, a instituição informou que o bloqueio vai inviabilizar o funcionamento da universidade a partir da metade do segundo semestre deste ano. “Os recursos contingenciados são utilizados para pagamento de água, luz, contratos de empresas terceirizadas, responsáveis por limpeza, vigilância, manutenção, dentre outras despesas de serviços essenciais ao funcionamento do dia a dia da Instituição”, diz o texto.
No total, três universidades federais na Bahia tiveram seus orçamentos reduzidos em torno de 28 milhões. A Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) sofreu contingenciamento de de 16,5 milhões, correspondente a 32% . A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), de 38% – em torno de R$ 12 milhões.