Sul do Piauí

Ministério do Trabalho resgata 54 trabalhadores em situação análoga à escravidão, no sul Piauí

Com informações do G1/Piauí
Clique na imagem e veja a localização da cidade

Foram resgatados por fiscais do Ministério do Trabalho 54 trabalhadores em situação análoga à escrava em uma fazenda de cultivo de soja no município de Baixa Grande do Ribeiro, Sul do Piauí. Segundo o auditor fiscal do trabalho Robson Waldeck, havia entre eles quatro adolescentes.

“A situação geral era muito degradante, eles faziam a limpeza manual da área agrícola, realizando a catação de raízes da terra sem nenhuma proteção e sem o menor conforto, sem nenhum suporte”, informou o auditor fiscal.

Dentre os problemas encontrados, havia a ausência de equipamentos de proteção individual, falta de registro na carteira de trabalho, os alojamentos eram barracas de plástico, não havia banheiros e os trabalhadores usavam a área de mata para fazer as necessidades fisiológicas, as refeições eram feitas no mesmo ambiente e não havia exame médico admissional, além de jornada excessiva de trabalho.

Após denúncia anônima, os fiscais foram ao local e autuaram os donos da propriedade.

“A fazenda foi notificada e os proprietários pagaram os direitos dos trabalhadores, que agora terão direito a três meses de seguro desemprego”, explicou Robson Waldeck.

Local para alimentação era completamente degradante, segundo os fiscais. — Foto: Robson Silva/Arquivo pessoal | Reprodução G1 Piauí

Os trabalhadores são naturais de cidades piauienses e maranhenses e já foram levados de volta aos municípios.

O contato para irem trabalhar na fazenda era feito por meio de intermediários.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Toque Dez volta a tocar na Vaquejada de Formosa do Rio Preto

Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…

% dias atrás

As 5 doenças que mais matam na Bahia — a número 1 vai te surpreender

As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…

% dias atrás

Mãe e filho são resgatados de cárcere privado em Barreiras

Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…

% dias atrás

Inscrições para Miss e Mister Vaquejada 2025 começam hoje em Formosa do Rio Preto

Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…

% dias atrás

Bahia vence o Nacional e avança na Libertadores

O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…

% dias atrás

Aliado de ACM Neto barra homenagem a Júnior Marabá na AL-BA

Júnior Marabá, prefeito de Luís Eduardo Magalhães, acabou no centro de uma disputa política que…

% dias atrás

This website uses cookies.