Moradores do bairro Santa Helena reclamam da constante falta de água nas torneiras

Com o calor beirando os 40 graus em Formosa do Rio Preto na Bahia, moradores do bairro Santa Helena tem sofrido com a falta de água nas torneiras e tem reclamado do serviço de abastecimento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com moradores do bairro, a água não tem chegado as torneiras diariamente e quando chega não tem força suficiente para abastecer os reservatórios que estão instalado sobre as residências. Outro problema relatado pelos moradores é que entre as 20 e 22 horas na Rua Benedito Araújo, por exemplo, o serviço tem sido interrompido.

Outro bairro que tem enfrentado problemas no abastecimento de água é o Araçás, que fica do outro lado da cidade. Ali moradores também reclamam da constante falta de água. O reservatório instalado no local não acompanhou o crescimento do bairro.

O Sistema de Abastecimento de Água – SAA em Formosa do Rio Preto foi instalado na década de 1970 quando a população da cidade era infinitamente menor e os investimentos ao longo de 5 décadas não foram suficientes para suprir o crescimento da demanda. Somente em termos comparativos, na década de 1970 o município tinha 8.979¹ habitantes e de acordo com a última projeção populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE quase que triplicou chegando a 25.857 habitantes.

Em nota ao Portal do Cerrado, a Embasa informou que o fornecimento de água na cidade vem acontecendo normalmente, mas que o período mais quente e seco aumenta o consumo por parte da população.

Veja comunicado na íntegra da Embasa

Comunicado Formosa do Rio Preto

Data: 02/10/2020 (Sexta-feira)

Att: Redação Portal do Cerrado

O fornecimento de água vem acontecendo normalmente em Formosa do Rio Preto. Com a chegada do período mais quente e seco, aumenta o consumo pela população, o que pode ocasionar uma redução pontual da vazão e da pressão na rede distribuidora, principalmente em imóveis localizados na parte alta e em pontos distantes dos reservatórios elevados, como acontece no bairro Santa Helena e no Araças, o que pode deixar o abastecimento intermitente ao longo do dia.

Aqueles moradores que possuem reservatório instalados dentro dos imóveis com capacidade para atender os habitantes no prazo de 24 horas, como recomenda a Embasa durante a implantação da ligação de água, têm minimizados os efeitos de uma eventual falta de água.

Caso se prolongue, a população deve informar a ocorrência, em posse do número da matrícula, pelo 0800 0555 195, agência virtual no site www.embasa.ba.gov.br, aplicativo do celular e agora também pelo Whatsapp:

¹ Dados fornecidos pelo IBGE

cidadeembasa
Comentários (0)
Adicionar Comentário