Moradores resgatam duas tradições da cultura popular em Formosa do Rio Preto

Outrora referência em cultura na região Oeste da Bahia, com teatro, cinema e manifestações populares, moradores de Formosa do Rio Preto, estão resgatando duas tradições centenárias no município que estavam quase esquecidas. No tempo passado, os “acontecimentos culturais” partia da iniciativa popular, como agora, sem apoio institucional.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Na semana passada, amigos se reuniram por dois dias para apresentar o folguedo do Reis do Boi, com seus personagens como vaqueiro que precisa vender o animal, aqui no caso o boi, apresentando-se nas portas de alguns moradores. Ao passar pelas ruas da cidade, os participantes entoam cantigas populares, acompanhada dos tradicionais tambores e instrumentos de corda, combinando religiosidade e cultura popular. O folguedo é uma homenagem aos Santos Reis, celebrado em 6 de janeiro.

Você também por gostar: Dia de Reis: Uma tradição quase esquecida em Formosa do Rio Preto

A iniciativa partiu do cantor Paquinha e de Maria Lecy, uma entusiasta da cultura popular, que convidaram outros amigos para confecção dos adereços. O folguedo chamou a atenção de moradores, que para os mais jovens era uma novidade.

Caretas em Formosa do Rio Preto, na Bahia – Foto: Portal do Cerrado

Do outro lado, uma tradição mais voltada as festas populares e que fazia muito sucesso na semana do carnaval, vem tomando fôlego. Dezenas de jovens se caracterizaram para saírem pelas ruas da cidade com máscaras e chocalhos durante o último final de semana. Os Caretas, que no passado era uma manifestação folclórica muito popular entre os moradores e cultuada por muitos anos, vem ganhando mais simpatizantes.

Informações apontam que outro grupo de jovens também se prepara para sair fantasiado de “careta” nos próximos dias.

A cultura é uma fonte reveladora de um povo, e hoje se aplicada como empreendedorismo, gera renda e posiciona o município no conceito da economia criativa, ainda não vista assim, a partir da visão míope de administradores locais.

LEIA TAMBÉM:

Siga o Portal do Cerrado no Google News e acesse o canal e a comunidade no WhatsApp

cidade
Comentários (0)
Adicionar Comentário