A atriz e modelo Ilka Soares morreu na manhã de hoje (18) no Rio de Janeiro, aos 89 anos. Com uma carreira que também inclui trabalhos de modelo e apresentadora, ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, e completaria 90 anos na próxima segunda-feira (21).
A informação foi publicada por seu neto, o estilista Thomas Azulay, em sua página nas redes sociais. Segundo comunicado da família, a morte ocorreu às 7h30.
Considerada uma das mulheres mais belas do Brasil nos anos 1950 e 1960, Ilka desfilou para grandes costureiros, como Denner e Clodovil. Ela estreou na Rede Globo em 1966 ao substituir Norma Bengell na apresentação do programa Noite de Gala.
Entre 1968 e 1969, apresentou o Festival Internacional da Canção, com Hilton Gomes, Murilo Nery, Norma Blum e Betty Faria.
Em 1977, viveu seu papel de maior sucesso na televisão, a personagem Celeste em Locomotivas, primeira novela das sete a ser exibida em cores. Também participou do programa humorístico Planeta dos Homens, ao lado de Jô Soares, Agildo Ribeiro e Paulo Silvino.
Ela também esteve nas novelas Que Rei Sou Eu? e Barriga de Aluguel, de Glória Perez. Os últimos trabalhos na televisão foram participações nas séries A Diarista (2006), da Globo, e Mandrake (2007), da HBO.
Ilka foi casada com Anselmo Duarte, com quem teve dois filhos: Anselmo Duarte Jr. e Lydia e, com Walter Clark, e tiveram: Luciana.