Filha mais nova de Ruy Santana, a professora Marleide Júlia Santana, conhecida como Leda, morreu na manhã esta quinta-feira (16), após um infarto em Formosa do Rio Preto, no Oeste baiano. A professora chegou a ser levada para o Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago, mas não resistiu.
Leda foi pessoa importante no processo de formação de vários profissionais da educação e muitos ainda atuam no município. Tinha como passatempo bordar e fazer crochê, era casada com Ailton, conhecido na cidade como Alemão, gerando um filho, Marcos Antônio, carinhosamente conhecido por Cito e adotou Tuane, neta de seu esposo.
Era a caçula do primeiro casamento de 4 filhos de Ruy Santana, lendário titular do cartório de registro civil de Formosa do Rio Preto, onde auxiliava a todos até mesmo com sugestão de nomes para as crianças que os pais levavam para fazer o registro de nascimento, em um tempo em que o município sofria com a escassez.
A professora deixa também mais 8 irmãos, fruto do segundo casamento de Ruy Santana. Entre os irmãos, Edilberto Barreto, que já exerceu o cargo de Secretário, tanto na área da saúde como da assistência social do município.
O sepultamento ocorre às 17h no Cemitério do Centro da cidade de Formosa do Rio Preto. Antes, o corpo dela passará pela Igreja Menino Jesus, no bairro Projeto, saindo da Rua C no mesmo bairro, onde está acontecendo o velório.
O sindicato que representa a categoria de professores, soltou nota de pesar. “É com o mais profundo pesar que lamentamos o falecimento da Professora Marleide Santana, ótima profissional, que deixou grande contribuição para a educação formosense.”
Até as 14h00 desta quinta-feira (16) nem a Prefeitura Municipal de Formosa do Rio Preto e nem a Secretaria Municipal da Educação, haviam se manifestado com notas de pesar.