Maria Amélia Lustosa Messias Barbosa, uma das personalidades de Formosa do Rio Preto, faleceu aos 93 anos. Nascida em Corrente, Piauí, em 1931, Maria Amélia, era mãe da ex-primeira-dama, Isabel Messias Barbosa, que era casada com o ex-prefeito Idaiano Saldanha Câmara.
Ela era casada com o comerciante Anatólio Barbosa dos Santos (in-memoriam) e enfrentou diversas adversidades com coragem, criando seus filhos e mantendo sempre sua devoção à fé católica. Vaidosa, ela era uma das mulheres mais elegantes da cidade. Maria Amélia era conhecida por seu espírito acolhedor e por estar sempre pronta a ajudar. Além de Isabel Messias, era mãe do odontólogo Eutímio, Maria Rosa, Yêda, Sandra, José Wátimo, Onélia e Eliene. Ela deixa, além dos filhos, netos e bisnetos.
Sua família e amigos se despediram dela na manhã desta terça-feira (1º), após missa na Igreja Matriz em Formosa do Rio Preto.
Ela estava internada no Hospital Municipal Drº Altino Lemos Santiago já ha alguns dias, mas a causa da morte não foi revelada. No ano 2000, ela sofreu um AVC, mas se recuperou após tratamento no Hospital Sara em Salvador. No aniversário de 80 anos, uma biografia dela fez questão de lembrar dos cuidados recebidos pela equipe médica na capital baiana.