Morreu nesta terça-feira (9) em São Paulo, a cantora Rita Lee, aos 75 anos, considerada a rainha do rock brasileiro. A artista, que havia se curado de um câncer no pulmão em abril de 2022, foi internada em um hospital de São Paulo no mês passado, com um quadro considerado “extremamente delicado”.
Vale lembrar que, em abril do ano passado, o filho de Rita Lee comemorou a cura do câncer de pulmão da mãe. “A cura da minha mãe me emocionou pra car*lho. Melhor notícia de todos os tempos. Manteve a cabeça erguida, com vontade de lutar, e encarou tudo com seu bom humor habitual, tanto que apelidou o tumor de ‘Jair’. That’s Rita”, comemorou Beto Lee na época.
Rita Lee Jones de Carvalho, nasceu em 31 de dezembro de 1947, ficando conhecida como Rita Lee. Ela era, além de cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira, de ascendência norte-americana e italiana. Eterna “Rainha do Rock Brasileiro”, tendo alcançado a marca de 55 milhões de discos vendidos.
Os últimos anos de vida de Rita Lee foram vividos ao lado do marido, Roberto de Carvalho, isolada em um sítio em São Paulo. Ela deixa o companheiro e mais três filhos. Contudo, ainda não há informações sobre o velório da cantora.
Carreira de Rita Lee
Com uma carreira construída no rock, mas flertando ao longo dos anos com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.
Ex-integrante do grupo Os Mutantes (1966-1972) e do Tutti Frutti (1973-1978), Lee participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas canções, em geral, regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina, tornaram-se onipresentes nas paradas de sucesso, sendo “Ovelha Negra”, “Mania de Você”, “Lança Perfume”, “Agora Só Falta Você”, “Baila Comigo”, “Banho de Espuma”, “Desculpe o Auê”, “Erva Venenosa”, “Amor e Sexo”, “Reza”, “Menino Bonito”, “Flagra” e “Doce Vampiro”, entre outras, as mais populares.
Ela era casada com o também músico Roberto de Carvalho, tinha três filho, Beto, Antônio e João.
A última publicação de Rita Lee no Instagram foi durante o carnaval, quando a cantora divulgou uma imagem das unhas pintadas. “Em clima de folia”, legendou a estrela.