Brasil

Morre Francisco Dornelles, ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro

Morreu nesta quarta-feira (23), Francisco Osvaldo Neves Dornelles, aos 88 anos. Parente de dois ex-presidentes brasileiros, Tancredo Neves e Getúlio Vargas, o político acumulou cargos de destaque em sua longa carreira: foi ministro da Fazenda e de mais duas pastas, senador da República, deputado federal e governador do Rio.

A informação é do G1, confirmada pelo Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo, na Zona Sul, onde Dornelles estava internado desde o final de maio. A causa da morte, no entanto não teve divulgação.

LEIA MAIS: Portal do Cerrado

Dornelles vivia e respirava política. Mineiro de Belo Horizonte, iniciou seus estudos em São João Del Rei, Minas Gerais, onde se aproximou de seu tio Tancredo Neves. Após se mudar para o Rio de Janeiro, ele se formou em direito e fez especializações em finanças públicas na França e tributação internacional na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Dornelles teve uma carreira acadêmica e política influenciada por figuras familiares notáveis, como Tancredo Neves e Getúlio Vargas. Ele ocupou diversos cargos públicos durante o governo militar, incluindo secretário da Receita Federal. Foi eleito deputado federal por cinco mandatos consecutivos e participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a Constituição Federal de 1988.

No governo civil, foi ministro da Fazenda durante a gestão de José Sarney, em 1985, após mais de duas décadas de regime militar no Brasil. Também ocupou cargos de ministro de Indústria, Comércio e Turismo, além de ministro do Trabalho no governo de Fernando Henrique Cardoso. Eleito senador em 2006, senador pelo estado do Rio de Janeiro.

Em março de 2016, como vice-governador do Rio, Dornelles assumiu interinamente o governo estadual devido ao afastamento do governador Luiz Fernando Pezão. Durante esse período, enfrentou uma grave crise financeira, decretando estado de calamidade pública nas finanças do Rio, que coincidiu com os preparativos para os Jogos Olímpicos de 2016.

No final de 2018, voltou a assumir o governo do Rio quando Luiz Fernando Pezão foi preso em decorrência da Operação Lava Jato. Dornelles permaneceu no cargo por 33 dias até o final do mandato.

com o G1

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES

Acidente na BR-101 deixa quatro mortos perto de Mascote, na Bahia

Acidente ocorreu no trecho da BR-101 em Mascote, na Bahia

% dias atrás

Colisão na BR-349 em Correntina deixa uma pessoa morta

Uma mulher morreu e pelo menos outras quatro pessoas ficaram feridas em uma colisão ocorrida…

% dias atrás

Banco do Nordeste leva unidade móvel de atendimento na Agroformosa 2025

O Banco do Nordeste (BNB) participa a partir desta quinta-feira, 3, da Agroformosa 2025, em…

% dias atrás

Diogo Jota e irmão morrem em acidente de carro na Espanha

O atacante português Diogo Jota, de 28 anos, faleceu na madrugada em um trágico acidente…

% dias atrás

Famílias de baixa renda podem ter gratuidade na conta de energia

Com as novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), beneficiários do programa podem…

% dias atrás

Arraiá de LEM bate recorde de público com 100 mil pessoas na última noite

Com uma programação com grandes nomes como Natanzinho Lima e Nattan, o último dia do…

% dias atrás

This website uses cookies.