Mundo

Jimmy Carter, ex-presidente dos EUA, morre aos 100 anos

Jimmy Carter, 39º presidente dos Estados Unidos (1977-1981), morreu neste domingo (29), aos 100 anos. Líder de uma trajetória marcada pelo compromisso com os direitos humanos, ele foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2002. A notícia foi confirmada por seu filho, Chip Carter, ao jornal “The Washington Post” e publicada pelo g1

Nascido em 1º de outubro de 1924, em Plains, Geórgia, Jimmy Carter iniciou sua vida em uma pequena comunidade rural. De origem humilde, formou-se na Academia Naval dos Estados Unidos, onde se destacou pela disciplina e competência. Após a morte de seu pai, deixou a Marinha para cuidar dos negócios familiares e iniciou sua carreira política como senador estadual, ganhando notoriedade pela defesa dos direitos civis e pela eficiência administrativa.

Ele chegou ao governo da Geórgia em 1971, onde promoveu reformas que modernizaram o estado. Em 1976, surpreendeu o país ao vencer as eleições presidenciais com uma plataforma de integridade e renovação após os escândalos do governo Nixon.

Mandato presidencial

A presidência de Carter tratou de crises econômicas e energéticas severas, reflexos do embargo do petróleo, além de prejuízos internacionais. Apesar das dificuldades, ele mediou o histórico acordo de paz entre Israel e Egito em 1978, conhecido como os Acordos de Camp David, que o tornou uma referência na diplomacia.

No entanto, seu governo foi manchado pelo sequestro de 52 americanos na embaixada dos EUA em Teerã, no Irã, em 1979. A crise foi extremamente criticada pela falha nas negociações e pela operação militar malsucedida para resgatar os reféns. Esses eventos se desenvolveram para sua derrota na tentativa de reeleição em 1980.

Legado humanitário e o Prêmio Nobel da Paz

Após deixar a Casa Branca, Carter dedicou sua vida ao ativismo humanitário por meio do Centro Carter, fundado em 1982. Ele promoveu a democracia, os direitos humanos e a paz em países como Haiti, Coreia do Sul e várias nações africanas. Seu trabalho foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz em 2002, consolidando seu legado como uma figura mundial em causas humanitárias.

Jimmy Carter também foi ativo em projetos de habitação popular e educação, além de atuar como observador eleitoral em diversos países. Sua evolução o transformou no ex-presidente mais velho da história dos EUA, um símbolo de dedicação e serviço à humanidade.

Leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Divulgada programação oficial da vaquejada de Formosa do Rio Preto 2025

Confira a grade de atrações musicais da 39ª Vaquejada de Formosa do Rio Preto, na…

% dias atrás

Ana Paula Arósio retorna à TV Globo após 15 anos afastada

Após 15 anos afastada da televisão, Ana Paula Arósio está de volta à TV Globo.…

% dias atrás

Tiroteio em Salvador deixa um morto e policial ferido

Um intenso tiroteio em Patamares, bairro de Salvador, registrado na manhã desta sexta-feira (9), deixou…

% dias atrás

Polícia prende três homens acusados de roubo em Luís Eduardo Magalhães

Polícia Militar da Bahia, prendeu no início da noite de quinta-feira (8), três homens acusados…

% dias atrás

Sete homens morrem durante troca de tiros com policiais no Sul da Bahia

O combate das forças policiais ao tráfico de drogas terminou com a morte de sete…

% dias atrás

Governador da Bahia entrega obras em Buritirama

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) inaugurou nesta quinta-feira (8), em Buritirama, no oeste do estado,…

% dias atrás

This website uses cookies.