Jornalista tinha 74 anos - Foto Instagram via Bahia Notícias
A jornalista Wanda Chase, um dos principais nomes do jornalismo na Bahia, faleceu na madrugada desta quinta-feira (3), aos 74 anos, em Salvador. Nascida no Amazonas, ela conquistou o título de cidadã soteropolitana e se tornou uma referência como apresentadora, militante do movimento negro e defensora da cultura do estado. Informações do Bahia Notícias indicam que ela morreu após uma cirurgia no Hospital Teresa de Lisieux.
Com mais de 47 anos de atuação na comunicação e mais de 45 prêmios recebidos, Wanda Chase marcou seu nome no jornalismo baiano, especialmente como apresentadora da TV Bahia. De acordo com o Bahia Notícias, sua carreira começou no jornal A Crítica, em Manaus, passando por veículos de Recife e Campina Grande antes de se estabelecer na Bahia. Na década de 1980, já visitava o estado para participar de eventos do Movimento Negro Unificado, como a Noite da Beleza Negra e a Noite da Mãe Preta.
Ela receberia o título de cidadã baiana logo após o Carnaval, mas, devido a uma virose contraída durante a festa, a homenagem precisou ser adiada.
A morte de Wanda Chase gerou grande comoção, com homenagens de personalidades e instituições culturais. A ministra da Cultura e cantora Margareth Menezes destacou sua importância na comunicação e na luta por igualdade racial:
“Lembro-me das vezes em que nos encontramos, ela sempre com um sorriso, alegria contagiante e muita competência no que fazia. Sua partida deixa uma lacuna no jornalismo e na luta por justiça social.”
A banda Olodum, da qual Wanda foi conselheira e assessora de imprensa, também prestou homenagem:
“A família Olodum lamenta profundamente a passagem de Wanda Chase. Nossos sentimentos a familiares e amigos neste momento de pesar.”
O grupo Os Autorais, formado por Tonho Matéria, Jorge Zarath e Tenison Del Rey, também expressou pesar:
“A cultura baiana perde mais que uma profissional de alto gabarito; perdemos uma inspiração e uma mola que impulsionava nossos artistas e nossa arte.”
Mesmo após sua aposentadoria, Wanda Chase continuava ativa na comunicação. Escrevia a coluna Opraí Wanda Chase no Portal iBahia e desenvolvia o podcast Bastidores com Wanda Chase. Além disso, estava escrevendo um livro sobre a história do Axé Music.
Em nota oficial, a família lamentou sua partida e destacou sua trajetória inspiradora:
“Seu legado de luta, perseverança e paixão pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras. Na vida, Wanda amou tudo o que fez, e nosso amor por ela é para sempre.”
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia, assinou um novo contrato…
Concurso 2865 da Mega-Sena pode pagar R$ 100 milhões nesta terça-feira (20)
Uma mulher que não teve a identidade revelada foi presa pela Polícia Civil da Bahia,…
Uma mulher de 25 anos, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de…
A Justiça da Bahia analisa um pedido de anulação da eleição da Mesa Diretora da…
Um acidente com van escolar mobilizou equipes de resgate e preocupou moradores da zona rural…
This website uses cookies.