O boxeador José Adilson Rodrigues dos Santos, conhecido como Maguila, morreu nesta quinta-feira (24) aos 66 anos. Ele sofria de Encefalopatia Traumática Crônica, doença degenerativa, provavelmente causada pelos anos de lutas intensas de boxe e pelos golpes sofridos nos ringues.
A notícia foi confirmada por sua esposa, Irani, em entrevista à Band de acordo com o Bahia Notícias. Maguila foi um dos maiores pugilistas da história do Brasil e conquistou 77 vitórias em 85 lutas, sendo 61 delas por nocaute. Ele apenas perdeu 7 vezes, e uma de suas lutas terminou empatada.
LEIA TAMBÉM:
Nascido em Aracaju, Sergipe, Maguila teve uma infância marcada pela pobreza. Apesar das dificuldades, ele construiu uma carreira brilhante no boxe e fundou a ONG “Amanhã Melhor”, que oferece oportunidades para crianças no meio do esporte.
Carreira de sucesso e lutas históricas
Maguila conquistou o cinturão sul-americano de pesos pesados, e ficou muito próximo de se tornar campeão mundial. Após conquistar o cinturão sul-americano de pesos pesados, Maguila ficou a um passo de se tornar campeão mundial na categoria. Mas nas duas oportunidades ele esbarrou em pugilistas estadunidenses que protagonizam entre os principais nomes da história do esporte: Evander Holyfield, em 1989, e George Foreman, em 1990.
De acordo com o Diário do Centro do Mundo, em 1995, ele conquistou o cinturão da Federação Mundial de Boxe (WBF) ao vencer o britânico Johnny Nelson.