Morre Neide Santos, do Zanzibar, que inspirou Caetano e Gil

Nome de destaque da gastronomia baiana e uma das fundadoras do restaurante Zanzibar, em Salvador, Neide dos Santos faleceu no Rio de Janeiro, no domingo (15). Não há informações da causa da morte dela.  

Neide era destaque em comida africana e vivia no Rio já havia mais de 45 anos. De acordo com o jornal Correio, ela era querida entre os famosos e chegou a inspirar a música “Lady Neide” de Gilberto e Antônio Ris.

“É com profundo pesar que lamento o falecimento de Neide Santos, a Lady Neide, um ícone da gastronomia baiana que inspirou Gilberto Gil a compor uma canção em sua homenagem. Ao lado de Ana Célia, ela foi pioneira ao criar o Zanzibar, um dos primeiros restaurantes a celebrar a rica culinária afro-baiana e a se tornar um ponto de encontro da cultura soteropolitana. A paixão e a criatividade de Neide transformaram a cozinha em arte, deixando um legado que ultrapassa as fronteiras da Bahia. Sua partida é uma perda irreparável, mas seu saboroso legado continuará a nutrir nossas almas”,

disse em nota o presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro.

A apresentadora Regina Casé usou as redes sociais para lamentar a perda. “Partiu minha amiga Neide. Minha irmã de tanta zoação, de tanto samba, de tanta elegância, tanta comida boa, tanto axé, tanta intensidade. A Braba! A mais braba entre as brabas! A gente colou de cara… Neide com seu cabelo ‘punk de lage’ mais Grace que a Grace Jones! A gente que dançava e dava risada saindo do Zanzibar pra todos os rolês do Curuzu, Liberdade, Federação e no seu quartinho com luz negra no Garcia…”.

Preta Gil deixou sua solidariedade. “Estive com ela recentemente. Descanse em paz, minha tia amada. Meus sentimentos à toda família”, escreve. “Minha querida, Lady Neide! Recebam meu abraço carinhoso e muita paz na dor da família e amigos”, postou a percussionista Lan Lahn.

Com o Correio | Leia mais no Portal do Cerrado

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário