Morreu em Salvador na tarde desta terça-feira (9) o médico e ex-governador da Bahia Roberto Santos aos 94 anos. A informação foi confirmada pela Universidade Federal da Bahia – Ufba onde ele foi Reitor.
Ele estava internado há duas semanas para tratar problemas renais, e chegou a ser internado na UTI.
Nascido em Salvador em 1926 , era filho Edgar Santos com Carmen Figueira Santos. Casou-se em 1963 com Maria Amélia Menezes Santos com quem teve seis filhos.
Foi reitor da Universidade Federal da Bahia, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimentos Científico e Tecnológico – CNPq. No governo no então presidente José Sarney foi Ministro da Saúde
Entre 1975 a 1979 foi governador da Bahia e sua gestão foi marcada por grande ênfase na atenuação dos imensos problemas sociais da população do Estado.
Foi também deputado federal pelo Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB), exerceu o mandato de 1995-1999.
VISITA A FORMOSA DO RIO PRETO
Em 1977 a convite do então prefeito Domingos Bispos, ele visitou Formosa do Rio Preto para compromissos políticos e foi recepcionado em frente a prefeitura local, com visitas as margens do Rio Preto e reunião com lideranças política da época.
Informado da morte do ex-governador, Domingos Bispos transmitiu condolências à família e elogiou-o como sendo grande estadista.