O ex-prefeito de Formosa do Rio Preto, Pedro Guedes Filho, faleceu nesta sexta-feira (3) em Salvador, aos 85 anos, recém-completados em 16 de dezembro. Recentemente, PG, como era conhecido, havia passado por um problema de saúde e havia sido internado, ficando algum tempo na Unidade de Terapia Intensiva em um hospital na capital baiana. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas ele havia passado por uma cirurgia.
Ele trabalhou no Banco do Brasil durante vários anos, chegando ao cargo de gerência de uma agência em Barreiras, na época a maior da região Oeste da Bahia. Em 1992 candidatou-se pela primeira vez perdendo a eleição para Hamilton Santos, ex-vaqueiro do prefeito anterior. Na eleição seguinte em 1996, voltou a concorrer ao mesmo cargo e foi eleito com 3.938 contra o médico formosense Donadson Araújo, que teve 3.200 votos.
A partir do ano seguinte quando assumiu a prefeitura de Formosa do Rio Preto, Pedro Guedes trabalhou de forma para que o município ganhasse destaque, impondo um ritmo de desenvolvimento nunca antes visto pelos formosenses. Até hoje ele é referência de administração pública entre os moradores do maior município da Bahia.
Pedro requalificou ruas e praças e a cidade começou a ganhar os primeiros asfaltos, modernizou escolas e implantou o hospital municipal, que ganhou o nome de seu cunhado, o médico Altino Lemos Santiago. Com Pedro Guedes a frente da administração, fez aumentar a arrecadação do município e modernizou também os serviços públicos.
Pedro Guedes foi reeleito no ano 2000 com ampla margem de votos, chegando a 5.504 contra dois outros candidatos. Getúlio Gomes Vargas da Fonseca e Davidson Dias de Araújo. O primeiro teve 2.741 e o segundo 536 votos. Apesar de dois excelentes mandatos, Pedro não conseguiu fazer seu sucessor.
Pedro Guedes Filho era casado e deixa a esposa, Raulina, e três filhos e netos. Ainda não há informações sobre o velório e/ou o sepultamento dele.