Foto: Reprodução / Redes Sociais
A morte do Papa Francisco, confirmada nesta segunda-feira (21), marca oficialmente o início do período conhecido como Sé Vacante. Isso significa que, a partir de agora, a Igreja Católica entra em um momento de transição sem um pontífice em exercício — e, consequentemente, começa a se preparar para eleger o novo papa.
Durante a Sé Vacante, o Vaticano é governado temporariamente. Esse papel é assumido pelo camerlengo — atualmente, o cardeal irlandês Kevin Joseph Farrell. Ele é o responsável por garantir que tudo funcione corretamente no período até a eleição do novo líder da Igreja Católica.
Por enquanto, há muito mistério em torno dos detalhes do funeral do Papa Francisco. O Vaticano ainda não divulgou um cronograma oficial, mas é esperado que o corpo do pontífice seja velado por vários dias antes do sepultamento — seguindo o protocolo de funerais papais.
A escolha do novo pontífice acontece por meio do Conclave, uma reunião secreta que ocorre na Capela Sistina, dentro do Vaticano. Lá, os cardeais elegíveis — geralmente com menos de 80 anos — se reúnem, fazem um juramento de sigilo e votam até que um novo papa seja escolhido.
O processo pode ser longo: se não houver consenso nas primeiras votações, ele se repete. Após quatro dias sem definição, os cardeais fazem uma pausa para oração e reflexão. Em seguida, podem optar por um novo turno entre os dois mais votados.
A cada votação, os votos são queimados. Da chaminé da Capela Sistina, a fumaça preta indica que não houve escolha. Mas, quando finalmente surge a fumaça branca, o mundo todo sabe: habemus papam — temos um novo papa.
Embora não exista um sucessor automático, alguns nomes já são cotados nos bastidores. Entre os favoritos estão o cardeal italiano Matteo Zuppi e o filipino Luis Antonio Tagle. No entanto, qualquer cardeal do Colégio pode ser eleito, desde que reúna os dois terços dos votos necessários.
O nome escolhido pode surpreender. Por exemplo, o Papa Francisco, quando eleito em 2013, não estava entre os favoritos da imprensa.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Bebê baleado em Ibotirama, na Bahia, é transferido para o Hospital do Oeste em Barreiras,…
Ex-prefeito de Barreiras, na Bahia, Zito Barbosa lança pré-candidatura a deputado federal pelo União Brasil.
ACM Neto visita Barreiras e se reúne com lideranças políticas na região Oeste da Bahia
Homem é morto e outro fica ferido em ataque a tiros durante torneio de dominó…
Áudio vazado expõe comentário de Mônica Waldvogel na GloboNews, no Programa Em Ponto
Morre em Salvador aos 77 anos Estela Fernandesde Oliveira, mãe do cantor Saulo Fernandes, nascido…
This website uses cookies.