Quase a totalidade dos acidentes com vítimas fatais registrados em estradas federais na Bahia durante a Operação Festejos Juninos foram de ações com motocicletas. A informação foi veiculada nesta quarta-feira (26) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA). Das 7 vítimas que morreram em estradas federais da Bahia, 5 vieram a óbito por acidentes que envolveram motocicleta e 1 com bicicleta. Em relação a feridos foram 66 em 63 acidentes registrados. A PRF-BA também apontou como infração mais repetida a de ultrapassagem proibida. Foram 955 autos extraídos.
Conforme o órgão, a colisão frontal é quase sempre causada pelas ultrapassagens indevidas, é o tipo de acidente que mais fere gravemente e mata pessoas em rodovias do país inteiro. Também no período, a PRF-BA realizou 4.114 testes com etilômetro (bafômetro), que flagraram 89 condutores sob efeito do álcool, o que acarretou infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70.
A operação, finalizada às 23h59 desta terça-feira (25), fiscalizou um total de 9.837 veículos com 9.443 pessoas envolvidas no período, que incluiu o feriado de Corpus Christi.