O Ministério Público da Bahia moveu ação contras os municípios de Almadina, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Itapé, Itapitanga, Itajuípe, Floresta Azul, Jussari, Mascote, Potiraguá e São José da Vitória para combater lixões. As ações são assinadas pelo promotor de Justiça Yuri Lopes.
O promotor pede que a Justiça determine a implantação de políticas públicas de saneamento básico e resíduos sólidos e a interrupção do lançamento de resíduos in natura em lixões. Os pedidos são baseados na Lei 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Saneamento Básico. O MP pede que os municípios, em 30 dias, elaborem um plano municipal de saneamento básico e gestão de resíduos sólidos.
Ainda requer que os municípios interrompam as atividades de modo definitivo em 30 dias, que seja realizado em um ano a destinação adequada dos resíduos coletados a serem depositados em aterro sanitário devidamente licenciado pelo órgão ambiental competente. O promotor também pede que a Justiça obrigue os municípios a recuperar os danos ambientais provocados pelo descarte inadequado do lixo.
Acidente na BA-161 em Bom Jesus da Lapa, na Bahia, deixa um morto e outro…
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (17/7) na Bahia, a quinta fase da…
Um homem foi morto a tiros em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, na…
Um incêndio no bairro do Comércio de Salvador, iniciado no fim da noite de quarta-feira…
A Polícia Civil de Barreiras, na Bahia, prendeu nesta quarta-feira (16) dois homens suspeitos de…
Um caçador identificado como Manoel Pereira de Souza, de 43 anos, morreu após sofrer uma…
This website uses cookies.