Ministério Público da Bahia — Foto: Divulgação via g1
O Ministério Público da Bahia (MPBA) denunciou oito pessoas por envolvimento em esquema de corrupção no Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A investigação aponta fraude em processos de licenciamento ambiental para empreendimentos rurais no oeste do estado. As autorizações eram concedidas de forma ilegal e privilegiada, em troca de vantagens financeiras, conforme apontou o MP.
A denúncia, resultado da Operação Ceres, foi oferecida pelo 7º Promotor de Justiça de Patrimônio Público da Capital e pelo Grupo de Atuação de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). A Justiça recebeu o processo em 27 de julho, iniciando a ação penal contra os acusados.
Segundo o MP, o grupo recebeu ao menos R$ 16,5 milhões entre 2018 e 2024. O valor teria sido pago por grandes fazendeiros da região, interessados em agilizar licenças ambientais. As investigações seguem para identificar outros possíveis envolvidos.
Entre os réus estão servidores, ex-funcionários do Inema e um fazendeiro. Foram denunciados por corrupção e associação criminosa:
A Operação Ceres foi deflagrada em julho de 2024 e identificou um esquema que beneficiava grandes empreendimentos rurais na região. O MPBA informou que as apurações ainda estão em andamento para responsabilizar todos os envolvidos.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
A polícia registrou um novo homicídio em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, na noite de…
Acidentes em trechos diferentes da BR-135 deixam dois mortos no Sul do Piauí
Quatro cidades da Bahia registraram temperaturas abaixo de 15°C, com mínima de 12,1°C na estação…
A arborização urbana é uma das principais estratégias para amenizar os efeitos das mudanças climáticas…
Colbert Martins, ex-prefeito de Feira de Santana, de 72 anos, passou por um procedimento de…
Neste sábado (9), o município de Cansanção, na Bahia, recebeu mais de R$ 97 milhões…
This website uses cookies.