O Dia D da campanha de imunização do Governo Federal contra poliomielite será realizado no sábado (20), em Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia. Também no sábado, é dia também para multivacinação, com objetivo de atualizar do esquema vacinal de crianças e adolescentes .
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o atendimento será das 8h às 16h, em unidades de saúde da sede do município. A campanha não acontece na zona rural. De acordo com a Viep – Vigilância Epidemiológica, o atendimento para moradores das diversas localidades, está condicionada ao recebimento de mais doses.
Em Formosa do Rio Preto, há localidades da zona rural que ficam há mais de 150 km da sede municipal, o que dificulta o deslocamento de moradores para o Centro da cidade.
As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.
Campanha contra poliomielite
A meta do Ministério da Saúde para a campanha contra a poliomielite é vacinar pelo menos 95% das crianças menores de 5 anos que residem no município.
Há duas vacinas contra a pólio disponíveis no calendário de vacinação: a VPO (vacina pólio oral) também conhecida por ser a vacina da gotinha e a VIP (vacina inativada pólio), administrada por via intramuscular.
Multivacinação
Para multivacinação, a estratégia é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário básico de vacinação das crianças e dos adolescentes menores de 15 anos.
Objetivos
O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Sempre de acordo com o Ministério da Saúde, estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).