A OMS – Organização Mundial da Saúde confirmou na quinta-feira (7) que já foram registrados mais 7 mil casos da varíola dos macacos em o planeta. De acordo com a OSM, a Europa é o epicentro do surto com 80% dos casos confirmados.
O diretor-geral da agência de saúde da ONU (Organização das Nações Unidas),
Tedros Adhamon, Diretor-Geral da OMS disse que convocará uma reunião do comitê de emergência para o próximo dia 18 para definir a classificação da doença. A OMS pode manter a varíola como surto ou classificar como uma questão de emergência de saúde global como no caso da covid-19.
Em 25 de junho, a organização decidiu que os casos de varíola dos macacos não seriam classificados dessa forma. Na época, eram 3.200 pessoas infectadas, em 50 países.
“Continuo preocupado com a escala e a disseminação do vírus. O teste continua sendo um desafio e é altamente provável que haja um número significativo de casos que não estão sendo identificados”, afirmou Adhamon em Genebra.
Também na quinta-feira, o Ministério da Saúde contabilizou 142 casos da varíola dos macacos em sete estados brasileiros e no Distrito Federal.