Foto: Portal do Cerrado
O município de Formosa do Rio Preto no extremo oeste do estado, foi contemplado no último dia 19 de agosto, pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco, com o Plano Municipal de Saneamento Básico. A elaboração do Plano fica a cargo do Comitê e será financiado com recursos da cobrança pelo uso da água. O Comitê, ainda deverá licitar os serviços para contratação da empresa responsável. A Prefeitura de Formosa do Rio Preto deverá entrar com uma contrapartida como criação de Lei especifica e apoio as audiências públicas por todo o município.
O Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Formosa do Rio Preto, Leanderson Barreto ao tomar conhecimento do Chamamento Público do Comitê Hidrográfico da Bacia do Rio São Francisco, manifestou interesse ao Plano:
“Levantamos as informações para podermos concorrer, em seguida elaboramos e enviamos uma carta de intenções e fomos contemplados. Desde o início do governo temos tentado alternativas para elaboração desse plano, que é o ponto de partida para o saneamento básico municipal. É mais uma conquista para população Formosense que desde sempre carece desses serviços”
Diz o Secretário
De acordo com a legislação, todo município deve elaborar um Plano Municipal de Saneamento Básico (PSMB). Ele deve contemplar os quatro serviços básicos:
Os quatro serviços básicos do saneamento.
Dessa maneira, pretende-se levantar um diagnóstico do saneamento básico do município, verificando as deficiências e necessidades. Assim, pode-se planejar objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para o estabelecimento e propagação do acesso aos serviços pela população. Assim, o plano atua como uma ferramenta estratégica de gestão para as prefeituras, titulares do serviço.
É importante ressaltar que o Plano é obrigatório a todos os municípios, para todas as suas áreas (localidades urbanas, rurais, adensadas e dispersas).
Segundo a revista DAE, o Plano Municipal de Saneamento Básico deve conter, no mínimo:
Assim, faz-se necessário dividir a elaboração do PMSB em etapas para facilitar e abranger todos os requisitos previstos em lei.
Além de Formosa do Rio Preto, os municípios de Feira da Mata, Urandi, Campo Alegre de Lurdes, Pilão Arcado, Morro do Chapéu, Iuiu, Boquira, João Dourado, Oliveira dos Brejinhos, São Gabriel, Sítio do Mato, Paratinga, Uibaí, Campo Formoso, Uburanas, Ourolândia e Sobradinho na Bahia.
Aos 79 anos, o ex-vice-governador da Bahia e atual deputado federal, João Leão (PP), afirmou…
Governo proíbe Melissa, Pingo Preto e Oficial por venderem “café contaminado” sem grão na fórmula,…
Na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 28,15 kg de cloridrato…
Um homem foi morto a tiros dentro da própria residência, na noite desta quinta-feira (22),…
O técnico Rogério Ceni surpreendeu ao escalar o Bahia com uma formação praticamente reserva contra…
Quatro apostas da Bahia acertaram cinco dezenas no concurso Mega-Sena 2866, realizado na noite de…
This website uses cookies.