O município de Wanderley, na região Oeste da Bahia , voltou a registrar fortes chuvas entre a noite desta segunda-feira (29) e madrugada desta terça-feira (30). Segundo a prefeitura, antes das últimas precipitações, o município registrava mais de 500 desalojadas. No entanto, o número de afetados pode passar de três mil, conforme declarou a secretária de assistência social, Luciana Rodrigues, ao site da capital baiana, Bahia Notícias.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Em Wanderley, os desalojados – aqueles que não perderam os imóveis, mas não tem condição de retornar a eles no momento – estão abrigados em escolas e alojamentos provisórios. Segundo a secretária, há ainda localidades ilhadas na zona rural, sem acesso à cidade, como Quixabeira, Olhos d’Água, Morro Só, Itapira, Aroeira do Oco.
“Nossas estradas estão acabadas, destruídas. E a previsão é que haja mais chuvas no decorrer da semana”, disse . Ainda segundo a secretária, um dos problemas dos alagamentos em Wanderley é que a cidade é cortada por rios, como o Goiabeira, além de riachos. Quando as precipitações são volumosas, os cursos de água aumentam de nível, o que acaba provocando alagamentos entre outros problemas. Equipes da Defesa Civil do Estado, bombeiros, Polícia Militar dão suporte as ações de enfrentamento, além de empresas, como informou a secretária.
A princípio, a região segue sob alerta amarelo do Inmet, de perigo em potencial, com possibilidades de chuvas entre 30 e 50mm por dia.