Mutirão de reconhecimento de paternidade ocorre neste sexta-feira em Formosa do Rio Preto, Bahia | Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil
O Cejusc (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflito) em Formosa do Rio Preto, na Bahia, promove nesta sexta-feira (12) mutirão de reconhecimento de paternidade. Podem participar, além de crianças e adolescente, adultos que não possuam registro de paternidade.
A ação faz parte do projeto Paternidade Responsável, implementado pelo Tribunal de Justiça da Bahia e instituído pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em 2010.
A ação será realizada no Fórum Des. Gérson Pereira dos Santos na Comarca de Formosa do Rio Preto, Bahia, a partir das 8h, com atendimento por ordem de chegada. Para menores de idade é necessário acompanhamento do responsável, além de documentação pessoal e a presença do suposto pai, para recolhimento de material genético. A advogada do Cejusc Juliana Machado Lustosa, orienta que no caso de pai já falecido, tenha a presença de parentes de primeiro grau, seguindo alguns requisitos:
A investigação do vínculo genético de casos post mortem buscar reconstruir o perfil genético do suposto pai falecido através de seus parentes ascendentes e descendentes.
O reconhecimento também pode ocorrer de forma espontânea durante audiência de conciliação, sem a necessidade de realização de DNA. Neste caso será lavrado um Termo de Audiência, que servirá de mandado de averbação da paternidade no Cartório de Registro Civil. O Cejusc em Formosa do Rio Preto é coordenado pela juíza Tônia Barouche.
A Defensoria Pública da Bahia, em uma ação itinerante em 2018, realizou 86 coletas de exames de DNA para reconhecimento de paternidade em Formosa do Rio Preto. Na época, o Defensor Público Geral da Bahia, Dr.º Clériston Clértiston Cavalcante de Macedo, esteve na cidade ministrando palestra com o tema Justiça: direito de todos, dever do Estado”, a convite inclusive deste editor.
Deputado baiano Pastor Isidório pede para ir aos EUA orientar Donald Trump, critica postura do…
Toque Dez na Vaquejada de Formosa do Rio Preto está mais do que confirmada! A…
As doenças que mais matam na Bahia revelam uma triste realidade no estado. Em 2023,…
Uma mulher e o filho dela, apenas 6 anos, foram resgatados pela Polícia Militar após…
Você tem entre 16 e 26 anos e sonha em brilhar na maior festa de…
O Bahia avançou ao vencer o Nacional- URU na noite desta quarta-feira (9), no Estádio…
This website uses cookies.