Notícia falsa sobre rompimento de barragem leva pânico a moradores do Sul da Bahia

Uma fake new sobre o rompimento de uma barragem, na terça-feira (28), no município de Itapé, no sul da Bahia, causou pânico em moradores ribeirinhos e na população de Itabuna, cidade que fica a cerca de 30 quilômetros do local.

A notícia falsa gerou um caos em Itabuna e um longo congestionamento tomou conta das ruas. Em um vídeo registrado por moradores, é possível ver longas filas de veículos que se formaram no local. Além disso, algumas pessoas aparecem correndo assustadas.

A Barragem do Rio Colônia, em Itapé, inaugurada pelo governador Rui Costa em 2018. O prefeito do município, Naeilton, gravou um vídeo também na terça-feira (28) assegurando que o equipamento estava “intacto” e tranquilizou os moradores da região sul da Bahia.

Imagens da barragem operando normalmente. Na gravação, o prefeito fez um apelo às polícias Civil e Federal que investiguem a disseminação das informações falsas sobre o assunto.

Também são mentirosos os cards divulgados em redes sociais sobre o cadastramento pela Defesa Civil de estabelecimentos comerciais e de pessoas que perderam imóveis, produtos e móveis e eletrodomésticos para serem ressarcidos de supostos prejuízos por causa das enchentes no município de Itabuna.

Em nota, a prefeitura da cidade afirmou que a “prioridade nestes dias é o socorro, acolhimento e prestação de serviços médico-assistenciais às pessoas”.

“Neste momento em que muitos estão emocionalmente abalados pelas tragédias pessoais, familiares e da sociedade como um todo, gente perversa e sem compaixão procura criar pânico e espalhar terror plantando mentiras nas redes sociais ”, afirma o secretário de Relações Institucionais e Comunicação de Itabuna, José Alcântara Pellegrini.

Ele também chama a atenção para os cards que circulam nesses meios com pedidos de ajuda em dinheiro para as vítimas das enchentes. Isto também é notícia falsa. “Há sujeitos oportunistas que se aproveitam da boa fé das pessoas e aproveitam essas ocasiões para aplicar golpes”, adverte Pellegrini.

Notícias da Bahia
Comentários (0)
Adicionar Comentário