O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um novo alerta amarelo para onda de calor em 167 municípios da Bahia, incluindo alguns do Oeste do estado. O alerta atinge municípios como Formosa do Rio Preto, Angical, Santa Rita de Cássia e Baianópolis, colocando os moradores dessas áreas em estado de atenção devido ao perigo potencial. Outro, também amarelo, alerta para a possibilidade de chuvas intensas, nas cidades do Extremo-Oeste.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
As temperaturas devem oscilar 5 °C acima da média por período de dois até três dias. O alerta de onda de calor iniciou às 10h e seguirá até domingo (13) às 18h. Segundo o INMET, o leve risco à saúde deve ser levado a sério, principalmente para idosos, crianças e pessoas com doenças respiratórias.
O Brasil tem vivido um ano excepcionalmente quente, com ondas de calor registradas em todo o país. As temperaturas elevadas superam as médias históricas para o período de 1991 a 2020, conforme relatórios do Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (LAPIS).
Alerta amarelo de chuvas
Além da onda de calor, o INMET também alerta para a possibilidade de chuvas intensas em municípios do Oeste da Bahia, como Formosa do Rio Preto, São Desidério, Riachão das Neves e Luís Eduardo Magalhães. O aviso foi publicado com início previsto por volta das 11h30 desta sexta e segue até ao meio-dia de sábado.
As chuvas podem variar entre 20 e 30 mm/h, com potencial para atingir até 50 mm/dia. Juntamente com as precipitações, estão previstos ventos intensos de até 60 km/h. Pode ocorrer a queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Instruções de Segurança
- Não se abrigue debaixo de árvores durante as rajadas de vento, pois há risco de quedas e descargas elétricas.
- Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Desconecte aparelhos eletrônicos da tomada durante tempestades para evitar danos.
- Para mais informações, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Ainda de acordo com o Inmet, a baixa umidade relativa do ar, deve girar entre 30 e 20% até as 23h de sábado. Veja cidades aqui