Passados oito dias dos terremotos que atingiram a Síria e a Turquia, o número de pessoas mortas já passam de 35 mil e as autoridades acreditam que o número possa duplicar. A rivalidade entre o governo sírio e grupos rebeldes, dificultam a ajuda humanitária.
A catástrofe causada por dois terremotos de escala 7.8 e 7.5 de magnitude, deixaram um rastro de destruição. A Autoridade de Gestão de Desastres, confirmou que a Turquia já contabilizava, no domingo, 31.643 pessoas mortas, enquanto a Síria registrava outras 3.581.
A situação é desesperadora, e as equipes de resgate ainda estão trabalhando incansavelmente para encontrar sobreviventes e ajudar as comunidades afetadas.
Grupos de resgates tem corrido contra o tempo, na esperança de encontrar alguém com vida, apesar da pouca expectativa de sobreviventes, enquanto a ONU já disse que as buscas podem estar perto do fim. Conforme a organização, o foco deve se voltar a garantir abrigo e condições básicas aos sobreviventes e desabrigados.
Ainda assim, nesta madrugada uma menina de quatro anos e uma mulher foram resgatadas com vida após uma semana debaixo dos escombros.