Obra de barragem altera coloração de água de rio em São Desidério

O Rio Grande, no trecho que corta o município de São Desidério, no Oeste da Bahia, apresentou uma coloração esbranquiçada na terça-feira (13), assustando moradores que fazem uso da água. No entanto, de acordo com Inema – Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, uma obra com licença ambiental causa a mudança na cor da água. Segundo o G1, a obra é um desvio de 100 metros feito para construir a estrutura da barragem. Não há informações se a mesma coloração, atinge trechos de Barreiras, por onde o rio também passa.

Ainda conforme o Inema, a coloração deve permanecer por dois ou três dias, mas não há nenhum resíduo químico que prejudique a vida das pessoas ou dos peixes.

O Rio Grande é um dos principais afluentes do Rio São Francisco e muito utilizado pelos residentes, e abastece também, moradores de Barreiras, o maior e principal município do Oeste da Bahia. Conforme o G1, moradores alegaram que escavações no leito do rio eram a causa da alteração da cor.

Em nota, a Secretaria do Meio Ambiente de São Desidério afirmou estar ciente da situação e que a barragem é um empreendimento de uma PCH Pequena Central hidrelétrica. Além disso, o Comitê das bacias foi acionado e deve emitir um parecer técnico sobre a situação.

A empresa empresa responsável pela construção disponibilizou carros pipas para a população enquanto a situação não se normaliza.

brasil
Comentários (2)
Adicionar Comentário
  • Laiane

    Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. anydesk

    • IRONIA QUIETA

      Quando ele não está tentando atacar o prefeito da cidade com sensacionalismo e revolta pelo candidato não ter ganhado já 3 vezes; até que ele copia dos outros sites alguma coisa que seja útil.