Bahia

Odacil Ranzi recebe título de Cidadão Baiano por trajetória no Oeste da Bahia

Odacil Ranzi teve sua trajetória no Oeste da Bahia reconhecida na sexta-feira (11), ao receber o Título de Cidadão Baiano em cerimônia na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). O empresário, que nasceu no Rio Grande do Sul, se mudou para Barreiras no início da década de 1980 e desde então investe no agronegócio, apoiando produtores e impulsionando o desenvolvimento da região.

A homenagem, proposta pelo deputado estadual Eduardo Salles (PP), contou com a presença de familiares, amigos e figuras importantes do cenário político e agropecuário. Em discurso, Salles destacou que Ranzi é um exemplo de liderança, dedicação e impacto social. Segundo ele, “Odacil é um dos heróis da resistência e do associativismo no campo baiano”.

De Espumoso para o coração do Cerrado

Natural de Espumoso (RS), Odacil se formou em Economia em 1977. Anos depois, já estava no Oeste da Bahia, onde fundou o Grupo Passo Fundo, na comunidade de Placas, em Barreiras. Começou com soja, arroz e milho, e apostou na fruticultura irrigada, especialmente com banana, no projeto Nupeba, em Riachão das Neves.

Mas sua atuação foi além das lavouras. Com olhar voltado ao social, foi tesoureiro comunitário, vice-presidente da CDL de Barreiras e sócio-fundador da Cooperfarms, onde também atuou como diretor e presidente. Em 2021, assumiu a presidência da Aiba (Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia).

Reconhecimento por onde passa

A lista de homenagens a Odacil Ranzi é extensa. Ele já foi reconhecido como uma das 100 personalidades mais influentes no centenário de Barreiras, recebeu o título de Barreirense, diploma de honra ao mérito pela instalação da Ufob, e títulos de cidadão honorário em Anjico e outras localidades. Atualmente, ele é diretor do Departamento do Agro na Câmara do Comércio Brasil/Portugal.

Durante a entrega do título, feita por sua esposa Ediana e as filhas Ana Carolina, Vanessa e Lívia, Ranzi agradeceu com emoção:

“Sou gaúcho de nascimento, é verdade, mas sou baiano de alma há muito tempo”.

Uma homenagem que reforça laços

De acordo com nota da Al-ba, evento contou ainda com a presença de nomes como o deputado federal João Leão (PP), o ex-governador Paulo Souto, além de representantes da Procuradoria-Geral de Justiça, da Sema e da Fieb.

Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia e tem como visão o desenvolvimento comunitário e defesa dos direitos da pessoa humana. Com registro profissional 6978/BA é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social.

POSTAGENS RECENTES

Vendaval pode atingir 350 cidades da Bahia

Vendaval pode atingir cerca de 350 cidades da Bahia, no primeiro fim de semana da…

% dias atrás

Fã invade palco e morde Natanzinho Lima durante show na Paraíba

Fã invade palco e morde o cantor Natanzinho Lima durante show na cidade de Tavares,…

% dias atrás

Bahia chega ao pior momento na Série A após derrota para o Vasco

Esporte Clube Bahia chega a 25ª rodada do Campeonatado Brasileiro de Futebol

% dias atrás

Homem é preso por ameaçar ex-companheira em Barreiras

Homem de 22 anos é preso em Barreiras, na Bahia, acusado de violência doméstica contra…

% dias atrás

Acidente com micro-ônibus deixa feridos em Seabra, na Chapada Diamantina

Acidente com micro-ônibus na BR-242 deixa feridos no trecho de Seabra, na Chapada Diamantina, na…

% dias atrás

Pai morre 11 dias após acidente que matou filho em Luís Eduardo Magalhães

Cleyton Gomes de Santana, de 46 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (25), no Hospital…

% dias atrás

This website uses cookies.