Oeste da Bahia finaliza semeadura do algodão de sequeiro - Foto: Divulgação: Abapa
A região Oeste da Bahia, que responde por cerca de 98% de área plantada de algodão, deve cultivar em torno de 305,2 mil hectares em 2022/2023. A semeadura do algodão em regime de sequeiro terminou esta semana.
Entre lavouras sem e com irrigação, o algodão deve ocupar uma área de 299,2 mil hectares, no cerrado baiano. O restante da produção fica por conta da região Sudoeste, que responde por, aproximadamente, 2% da área plantada, ou seis mil hectares.
A Bahia tem até o dia 10 de fevereiro para finalizar a semeadura. A data é definida pela Portaria 201 de setembro de 2019, da Adab – Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, como medida de controle do bicudo-do-algodoeiro, a praga mais representativa da cotonicultura brasileira.
De acordo com o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, até o momento, a safra vem ocorrendo bem e a qualidade da pluma deve se manter alta, como em 2021/2022.
Se o clima continuar favorável e a produtividade –estimada em 1.912 quilos de algodão beneficiado (pluma) por hectare – se confirmar, a commodity poderá remunerar melhor o cotonicultor, considerando-se os patamares atuais de preços, cotados a 85.33 centavos por libra-peso para dezembro de 2023.
“Precisamos nos manter otimistas, pois os custos de produção desta safra foram mais altos. O produtor fez uso de toda a tecnologia ao seu alcance para mitigar risco climático e incrementar a qualidade da fibra. As decisões de plantio, que já são tomadas com muito critério, foram ainda mais apuradas neste ciclo, onde cada ganho que se alcança em produtividade e valorização do produto vai fazer a diferença”,
diz Bergamaschi.
Na avaliação dos técnicos do Programa Fitossanitário da Abapa, as pragas estão em níveis adequados e sob controle.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mandou nesta quarta-feira (9) uma carta pública ao…
Durante patrulhamento ambiental no último domingo (6), policiais da CIPPA Lençóis resgataram 21 animais silvestres…
Operação policial em Correntina, no Oeste da Bahia, resultou na morte de um homem apontado…
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, nesta quarta-feira, 9, a lei que reduz o tempo…
A Prefeitura de Formosa do Rio Preto, na Bahia, por meio da Secretaria Municipal de…
DJ Peixoto, natural de Formosa do Rio Preto, na Bahia, sempre teve uma forte conexão…
This website uses cookies.