Oito cidades da Bahia registraram os menores índices de umidade relativa do ar, nas últimas 24 horas. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) das dez cidades do país com os menores índices, 8 são do estado. Alguns municípios registraram 11%, um índice que a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera desértico. Quatro, são cidades do Oeste do estado. A situação mais crítica fica com Ibotirama e Piatã, na Chapada Diamantina.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Esse índice de umidade se aproxima da média encontrada no Deserto do Saara, que corta 10 países africanos. Nele, a umidade relativa do ar fica em torno de 12%. Em contrapartida, o nível ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade fique por volta de 60%.
Ainda assim, nenhuma cidade baiana teve algum tipo de alerta emitidos pelo Inmet. As quatro cidades que registaram menores umidades ficam espalhadas por diversas regiões do estado. Confira:
1️⃣ Ibotirama, no Oeste – 11% de umidade
2️⃣ Piatã, na Chapada Diamantina – 11% de umidade
3️⃣ Remanso, no Norte – 13% de umidade
4️⃣ Brumado, no Sudoeste – 14% de umidade
Veja quais são as outras quatro cidades baianas no TOP 10 das que registraram menores umidades nas últimas 24h:
6️⃣ Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia – 15% de umidade
8️⃣ Irecê, no norte da Bahia – 16% de umidade
9️⃣ Barreiras, no Oeste da Bahia – 18% de umidade
🔟 Formosa do Rio Preto, no Oeste da Bahia – 18% de umidade
Já conforme o Inpe, a baixa umidade registrada na Bahia é resultado de um sistema de baixa pressão atmosférica provocada por um vórtice ciclônico de altos níveis, que aproxima a massa de ar seco para as áreas mais próximas do centro país.
Cidades localizadas no Oeste do estado, tem registrado recordes de temperatura com a onda de calor que assola boa parte do país. Bom Jesus da Lapa, Barreiras e Ibotirama, os termômetros marcaram acima de 40 ºC. Assim como Formosa do Rio Preto, cidade já na divisa com os estados do Piauí e Tocantins.
Com informações do G1