Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicaram um aumento no número de casos de sarampo no mundo em cerca de 300% no primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2018.
A OMS apontou que foram registrados mais de 112 mil casos de sarampo em 170 países nos três primeiros meses de 2019. Segundo a Organização, os recentes surtos da doença causaram muitas mortes, principalmente de crianças.
Na África o índice de crescimento de registro de casos de sarampo foi de aproximadamente 700% no período em questão. Na Europa, o crescimento foi de 300%, apesar do uso de vacinas na região ser mais difundido.
Segundo a OMS, o sarampo é quase totalmente evitável por meio de duas doses de uma vacina segura e eficaz. Mas a organização afirmou que somente 67% da população mundial tomaram a segunda dose.
A OMS aconselha que as pessoas tomem as duas doses da vacina. A organização também pede que os países garantam que todas as crianças sejam vacinadas, uma vez que o sarampo pode afetá-las mais duramente.