Uma nova onda de calor, seguida por baixa umidade, atinge várias cidades da região Oeste da Bahia e mais sete estados do país e o Distrito Federal. A onda de calor é caracterizada com temperatura 5º C acima da média por período de 03 até 05 dias. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), esta nova onda, deve durar até às 19h do próximo dia 17.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Os termômetros podem passar de 40º C em cidades como Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Formosa do Rio Preto. Esta última, registrou a temperatura mais alta da Bahia, na quarta-feira (13) com 39,1 ºC. No Piauí, na região que integra a área conhecida como Matopiba – acrônimo de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – três municípios registraram as temperaturas mais altas do país, na quarta-feira (13), passando dos 40º C.
Por outro lado, boa parte do estado também sofre com a baixa umidade relativa do ar. Ainda conforme o Inmet, variando entre 30 e 20%, com exceção para toda a faixa leste da Bahia. Ainda assim, informa o Inmet, com baixo risco à saúde humana e de incêndios florestais.
Um alerta, difundido pelo o Inmet, alerta para o perigo da onda de calor, para quase 60 cidades do estado. O comunicado aponta para um acréscimo de temperatura de 5ºC acima da média.
Confira a lista das cidades:
- Angical
- Baianópolis
- Barra
- Barreiras
- Bom Jesus da Lapa
- Boquira
- Brejolândia
- Buritirama
- Caculé
- Caetité
- Canápolis
- Candiba
- Carinhanha
- Catolândia
- Cocos
- Condeúba
- Cordeiros
- Coribe
- Correntina
- Cotegipe
- Cristópolis
- Feira da Mata
- Formosa do Rio Preto
- Guanambi
- Ibiassucê
- Ibotirama
- Igaporã
- Iuiu
- Jaborandi
- Jacaraci
- Licínio de Almeida
- Luís Eduardo Magalhães
- Macaúbas
- Malhada
- Mansidão
- Matina
- Mortugaba
- Muquém do São Francisco
- Palmas de Monte Alto
- Paratinga
- Pilão Arcado
- Pindaí
- Riachão das Neves
- Riacho de Santana
- Santa Maria da Vitória
- Santana
- Rita de Cássia
- São Desidério
- São Félix do Coribe
- Sebastião Laranjeiras
- Serra do Ramalho
- Serra Dourada
- Sítio do Mato
- Tabocas do Brejo Velho
- Tanque Novo
- Urandi
- e Wanderley.
Esta é a quinta onda de calor consecutiva no país que registrou o fenômeno nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.