Brasil

ONU celebra hoje Dia Internacional da Língua Portuguesa

Este domingo (5) marca o Dia da Língua Portuguesa. A data celebra a importância cultural e histórica do idioma para toda a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Desde dezembro, estudantes de vários níveis têm a possibilidade de estudar a língua na Escola Internacional das Nações Unidas, por meio de um projeto piloto para alunos que desejem aprender português em contexto extracurricular.

O professor de português na Escola Internacional das Nações Unidas José Carlos Adão é também o adjunto de coordenação do ensino de português do Instituto Camões. O docente explicou a Agência de Notícias da ONU a importância deste projeto.

“Dada a relevância que o português já assume na cena internacional, sendo língua de trabalho de organizações internacionais como a União Africana e a Cedeao, estar presente numa escola que tem 1,6 mil alunos, de imensas nacionalidades, e dar a possibilidade de os alunos aprenderem essa língua, que é uma das mais faladas do mundo, é importantíssimo. O português deverá futuramente ocupar cada vez mais esse espaço de destaque nas línguas que se afirmam e que são línguas de negócios, de cultura, que fazem parte da cena internacional. Tê-las nesses espaços beneficia a língua, mas também os contextos internacionais em que estão.”

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Mulher suspeita de homicídio é presa no Oeste da Bahia

Uma mulher que não teve a identidade revelada foi presa pela Polícia Civil da Bahia,…

% dias atrás

Jovem procura unidade de saúde na Bahia para tratar bebê reborn

Uma mulher de 25 anos, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade de…

% dias atrás

Justiça avalia pedido de anulação da eleição da Mesa Diretora da Câmara em Formosa do Rio Preto

A Justiça da Bahia analisa um pedido de anulação da eleição da Mesa Diretora da…

% dias atrás

Acidente com van escolar deixa estudantes feridos no Piauí

Um acidente com van escolar mobilizou equipes de resgate e preocupou moradores da zona rural…

% dias atrás

Negócios Imobiliários: Por que contar com um corretor de imóveis faz toda a diferença

Na hora de comprar, vender ou regularizar um imóvel, é comum que muitas pessoas tentem…

% dias atrás

Termina nesta segunda (19) o prazo para regularizar título de eleitor

Prazo para regularizar título de eleitor na Bahia, termina nesta segunda-feira (19)

% dias atrás

This website uses cookies.