Sul do Piauí

Operação no sul do Piauí destrói carvoarias e aplica quase R$ 60 mil em multas por crimes ambientais em Curimatá, Gilbués, Avelino Lopes e outras cidades

Operação policial realizada em conjunto  Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semar) apreendeu 97 toneladas de madeira ilegal, entre elas 12 toneladas de madeira tipo aroeira, extraída sem autorização. Os policiais apreenderam ainda animais silvestres e destruiu duas carvoarias, utilizadas para fabricar carvão com madeira de ipê.

A operação Sustentare foi realizada nos municípios de Avelino Lopes, Júlio Borges, Curimatá, Morro Cabeça do Tempo, Gilbués e Floriano, entre os dias 14 e 20 de novembro.

Os policiais destruíram duas carvoarias clandestinas, utilizadas para a fabricação ilegal de carvão. De acordo com a PRF, as carvoarias utilizavam madeira de ipê. Os policiais apreenderam ainda duas motosserras e duas motos.

Quase cem quilos de madeira ilegal foram apreendidos em operação no Sul do Piauí — Foto: Divulgação/ PRF

A operação resgatou 25 pássaros e nove cotias, animais silvestres que serão reinseridos na natureza. Os policiais apreenderam ainda animais silvestres abatidos, prontos para serem consumidos.

Ao todo cinco pessoas foram detidas e encaminhadas para a Polícia Civil. As apreensões e autuações causaram multas que totalizaram R$ 57 mil, valor que será encaminhado para o Fundo Estadual do Meio Ambiente.


Veja mais sobre o sul do Piauí aqui

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES

Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto participa de evento nacional do cacau

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Formosa do Rio Preto, o advogado Hélio…

% dias atrás

Criança que caiu de cânion no RS é encontrada morta

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul confirmou, na noite de quinta-feira…

% dias atrás

“Lua do veado” aparece no céu de todo o Brasil; saiba o que é

O fenômeno denominado de "Lua cheia do veado" poderá ser visto em todo Brasil, nesta…

% dias atrás

Mulher morre após parto em Corrente e família denuncia negligência

A morte após parto em Corrente, no Sul do Piauí, está sendo investigada pela Polícia…

% dias atrás

Ultrapassagem proibida obriga carreta a se jogar no guard-rail em Goiás

Uma ultrapassagem proibida quase resultou em tragédia na BR-414, em Goiás, no final de abril.…

% dias atrás

Microsoft Outlook apresenta instabilidade global nesta quinta (10)

O Outlook fora do ar nesta quinta-feira (10) afeta milhares de usuários em diversas partes…

% dias atrás

This website uses cookies.