Um operário de 41 anos morreu durante o trabalho ao tomar um choque elétrico quando desligava uma betoneira em uma obra na noite de quarta-feira (19), na zona rural da cidade de Serra Dourada, no Oeste da Bahia.
LEIA MAIS: Portal do Cerrado
Segundo g1, citando como fonte a Polícia Militar, a vítima foi identificada como Gilson de Souza Jesus. Outro funcionário viu o momento em que a vítima sofreu a descarga elétrica, desligou o maquinário e acionou o Samu.
No entanto, quando a equipe médica chegou a obra, constatou-se o óbito de Gilson de Souza. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi ao local e fez a remoção do corpo. Contudo, não há informações sobre o sepultamento.
Mortes por descarga elétrica
Os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2023, ano-base 2022, realizado pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apontam uma média de cinco morte por dia por choque elétrico.
O relatório aponta 1.828 acidentes com energia elétrica em 2022. No ano anterior, esse número foi de 1.579, o que representa 249 ocorrências a mais em 2022. Somente os choques foram responsáveis por 853 acidentes, seguidos por 874 ocorrências envolvendo incêndios por sobrecarga de energia (curto-circuito) e 55 mortes, bem como 101 acidentes por descargas atmosféricas (raios), com 39 óbitos.
A região com maior número de óbitos por conta do choque elétrico foi a Nordeste (206), seguida da Sudeste (118). O Sul do país contabilizou 96 mortes; enquanto o Norte 88; e o Centro-Oeste, em último lugar da lista, 84